Viagem ao Porto para conhecer a flagship store da Elements

Viagem ao Porto para conhecer a flagship store da Elements Contemporary Jewellery em pleno coração da Cidade Invicta, na rua das Flores. Ontem, depois de uma rápida viagem pela manhã, chegamos à Elements Flores. Um edifício de uma elegância extrema com uma intervenção do máximo gosto e cuidado pela sua história.

O edifício estende-se por cinco pisos, dedicando os dois primeiros ao espaço de loja. O segundo piso acolhe o “Wedding Room”, um espaço reservado de atendimento ao segmento do noivado: anéis de noivado, alianças e joias de casamento, com ainda aposta na criação de peças su misura.  Este espaço prima pelo conforto e detalhes de acolhimento para quem esta ia à loja é um momento sentimental e especial na sua vida. Pelas restantes áreas do edifício distribuem-se o atelier de design, departamento de marketing e área administrativa. 

A Elements Flores junta-se aos restantes espaços da insígnia, onde a joalharia contemporânea e os eternos clássicos convivem de forma simbiótica, no Península Boutique Center (Porto) e Amoreiras Shopping Center (Lisboa).  

A história da Rua das Flores no Porto mistura-se com as raízes da própria cidade e durante séculos acompanhou os seus dinamismos socioeconómicos. Hoje, assistimos a um novo renascimento desta artéria mítica do centro histórico que, a reboque de um frenético investimento turístico e imobiliário, dá cada dia passos importantes para o resgate das suas grandezas passadas. 

Localizada na esquina da Rua das Flores com a Rua Trindade Coelho, a Elements Flores ocupa o emblemático edifício que, pelo menos desde o início do Séc. XX, se dedica à comercialização de artefactos de ourivesaria. 

A sua fachada em ferro fundido e ao estilo “Art Nouveau” foi edificada em 1920, um projeto de enorme grandiosidade para a época, não só a nível arquitetónico como técnico. O exterior é hoje admirado por todos e é reconhecido como património municipal, numa zona também ela Património da Humanidade da UNESCO.

Como nasce esta marca portuguesa?

Nuno e Marco Dos Santos dois irmãos gemólogos, graduados pelas mais importantes instituições internacionais da área, a G.I. A – Gemological Institute of America e a Hoge Raad Vor Diamant, Antuérpia. Além da formação adquirida em gemologia e especialização em diamantes, foi em Florença, na Le Arti Orafe Jewellery School & Academy que consolidaram os seus conhecimentos e técnicas no design de joias.

Marco Dos Santos, atualmente com 42 anos, após a sua formação iniciou a sua experiência profissional no negócio da família, trazendo para Portugal a marca suíça líder mundial em alianças de casamento, Meister.

Em paralelo Nuno Dos Santos, 5 anos mais novo, terminava a sua formação, tendo sido posteriormente convidado pela Chanel Fine Jewellery, em Londres, para integrar o departamento de vendas. Regressou a Portugal no final de 2008 para junto com o irmão criar a Elements e assim abrirem a primeira loja da insígnia, no Porto.