2019, ano de conhecer o Fundão – Convento do Seixo

2019, ano de conhecer o Fundão – Convento do Seixo. Depois da Cerca Design House foi a vez do nova unidade hoteleira do fundão aberta em agosto de 2018. Mesmo com o tempo de chuvinha e nevoeiro, mal chegámos ficámos encantados com a sua posição geográfica e com o ambiente acolhedor e quente. Juntamente com o staff que em toda a estadia mostrou-se sempre atencioso.

O Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa é a primeira unidade hoteleira com a classificação de cinco estrelas no distrito de Castelo Branco. O novo hotel resulta de uma notável reabilitação das ruínas do antigo Convento de Santo António, também conhecido por Convento do Seixo. Recuperado o primitivo convento do século XVI, conhecido como Ermida de Nossa Senhora do Seixo, entra-se no hotel onde se junta sob o mesmo teto, lazer, gastronomia e vinhos, negócios, natureza, cultura, saúde e bem-estar.

 

A nova unidade hoteleira apresenta 24 unidades de alojamento divididas por: 16 quartos, quatro suites e quatro villas exteriores. Possui duas piscinas, um spa, sala de reuniões, o restaurante Pecado e um espaço para eventos com capacidade para receber 60 pessoas.

Toda a adaptação do antigo espaço para acolher esta unidade hoteleira, é de extremo cuidado e bom gosto. Com respeito pelo espaço anterior. A entrada para a recepção do hotel é feita através da galilé da antiga igreja, corpo do edifício mais nobre e emblemático. Nesta sala com cerca de 130m2 esta instalado uma das inovadoras propostas que este hotel encerra. Uma projeção de vídeo mapping “pinta” todo o teto em abobada de berço desta sala, criando ambientes diferenciados todos os dias e que a iluminação das zonas comuns do hotel acompanha.

Graças à projeção vídeo mapping os hóspedes poderão conviver nesta mesma sala sob um céu estrelado, num dia, ou envoltos numa luxuriante vegetação com uma queda de água virtualmente projetada de uma das paredes da antiga nave da igreja, noutro dia A entrada para a receção do hotel é feita através da galilé da antiga igreja, corpo do edifício mais nobre e emblemático.

Nesta sala com cerca de 130m2 estará instalado uma das inovadoras propostas que este hotel encerra. Uma projeção de vídeo mapping “pintará” todo o teto em abobada de berço desta sala, criando ambientes diferenciados em cada dia. Graças à projeção vídeo mapping os hóspedes poderão conviver nesta mesma sala sob um céu estrelado, num dia, ou envoltos numa luxuriante vegetação com uma queda de água virtualmente projetada de uma das paredes da antiga nave da igreja, noutro dia. No antigo coro da igreja está instalada a moderna sala de conferências, com capacidade para 70 pessoas.

Atravessando o arco que separava a nave da igreja da capela-mor, encontramos o Restaurante Pecado.  No Pecado privilegia-se o conceito de fine dining onde se dá primazia aos produtos sazonais e da região. A gastronomia da região é a inspiração, mas interpretada com enorme contemporaneidade. 

O Claustro do antigo convento é ponto de passagem obrigatório para o corpo do edifício onde estão os quartos, as antigas celas dos monges.

Na zona das antigas oficinas, numa área com aproximadamente 150m2, encontramos o espaço de wellness e spa. Aqui os hóspedes podem encontrar duas salas para tratamentos e massagens, uma piscina com circuito de águas e jacuzzi e duas propostas diferenciadoras de terapia pelo sal, um frutuário e uma sala de haloterapia. Se algum dia forem ao Convento, recomendamos as massagens pelas mãos da técnica Elisabete, incansável connosco.

O flutuário é um sistema de flutuação que lhe permite deitar-se sobre a água, misturada com um sal especial (sal Epson) tornando assim possível a flutuação do corpo sem esforço e sem peso. Uma sessão de flutuação proporciona inúmeros benefícios terapêuticos, dos quais se destacam a eliminação do stress e da fadiga física e mental, a melhoria da qualidade de sono, o aumento das capacidades físicas e cognitivas, e a redução ou eliminação das dores musculares. O sal utilizado na flutuação é benéfico para os ossos e articulações, e também para pele, suavizando-a.

A Haloterapia ou Terapia do sal é um método totalmente natural com base em nebulização de micropartículas de sal cristalino, que reproduz as condições do ambiente do mar, normalmente presente nas praias. A ação antibacteriana e anti-inflamatória destas micropartículas salinas inicializa o sistema imunológico e elimina a tensão muscular e stress. Esta Sala de Haloterapia apresentam a utilização de ciclos de luz coloridos programados (cromoterapia) que permite restaurar o equilíbrio físico e emocional do hóspede. 

O piso superior é inteiramente dedicado a alojamento com 14 unidades de alojamento a que se somam as seis unidades do piso térreo. Os quartos de áreas generosas (27,5m2 em média) e de design contemporâneo pontuado com elementos do antigo convento, dispõem de camas grande (king size), almofadas à carta, TV LED, wi-fi grátis, ar condicionado, telefone, cofre, minibar e sala de banho com banheira com diversos amenities.

Mas é nas quatro suites, com áreas médias de 40m2, que residem outras das inovações desta unidade hoteleira. O conceito de suite spa é aplicado a três destas unidades de alojamento, estando três delas dotadas de uma grande banheira de imersão.  

No exterior um corpo novo, integrado na paisagem e na arquitetura do antigo convento oferece quatro villas para estadias mais demoradas e em família.

Lá fora, no jardim, virado para a Serra da Gardunha, suspenso entre as copas dos altos e frondosos carvalhos que decoram o Parque do Convento a piscina transbordante com 15 metros de comprimento e 4 metros de largura, ladeada por uma zona de deck de Madeira, convidando ao descanso e à simples contemplação.

No Convento do Seixo Boutique Hoel & Spa os hóspedes têm à disposição um court de padel no exterior ladeado de verde. A observar todas estas valências, temos a certeza que havendo uma maior ligação entre o hotel e a população envolvente, este será um foco de valorização da região. Tivemos a oportunidade de participar num workshop de cocktais no bar do hotel onde participaram muitos vizinhos da região.

O Parque do Convento no qual está inserido o hotel convida à descoberta e à aventura. Neste reduto da natureza em plena encosta da Serra da Gardunha estão disponíveis uma serie de atividades de aventura e lazer. Destacam-se: o Centro de BTT, com duas pistas de BTT no Parque e as respetivas informações para as restantes rotas, tendo, algumas delas, início no Parque, o concelho do Fundão tem mais de 350 kms marcados para BTT e 150 kms de trilhos pedestres; uma parede de escalada, com 8 vias; dois circuitos de arvorismo, um infantil e outro destinado a adultos; um circuito de manutenção; três Parques Infantis e um Parque de Merendas.

.