A Graça agora tem mais graça

A Graça agora tem mais graça. A onda de reabilitação da capital tem sido intensa devido a vários factores, dos quais o turismo é o maior. Muito tem sido feito, muito disparate tem sido permitido mas, neste caso, a Graça ganha mais graça de verdade.

Este projecto nasceu de três amigos – António Polena, Rui Vinagre e Hugo Diogo, que se entusiasmaram desde o primeiro dia com a casa. Conseguiram ver o potencial do edifício do século XIX, de três pisos, e torná-lo moderno sem que perdesse a identidade. Conseguiram manter as fachadas, os beirais, as pedras antigas, os azulejos, os ferros forjados. São as rugas que dizem o que as pessoas são, ou uma cidade, o que já vivemos, são as histórias que quem nos visita quer ouvir contar.

Depois juntaram porcelanas, a lisboeta pedra de lioz, madeiras, tudo tradicional aliado a um design singular. E, na decoração, produtos como as mantas coloridas da ChiCoração, feitas em teares antigos, ou os produtos perfumados para o banho da Castelbel.

Ergueram oito apartamentos com um quarto (apenas um tem dois quartos comunicantes), cozinha e sala. Com elegância, o conforto, a fascinante luz de Lisboa que entra pelas janelas. Na passada semana fomos conhecer e reconhecemos a beleza da intervenção e do espaço.

Os três amigos também partilham dessa hospitalidade e recebem quem chega com agrado, dando a conhecer os encantos da cidade, os lugares a visitar, as novidades e apresentando os produtos da pequena loja instalada na recepção, onde não falta os afamados vinhos portugueses da Real Companhia Velha ou da produção do enólogo Joaquim Arnaud e os azeite e a ginja da Benefício.

Pela manhã, o pequeno-almoço chega à porta dos apartamentos num saco de juta, para que cada um o prepare a gosto e se sinta verdadeiramente em casa, mas mimado como se estivesse num hotel. É esse o espírito. Pela tarde, o jardim, debruado com uma antiga vinha, e a piscina convidam a banhos de sol com aromas de laranja e tangerina. Um luxo, aqui no bairro. O chilrear dos pássaros até faz esquecer que estamos no coração da cidade, a dois passos do eléctrico 28, que a percorre, colina acima, colina abaixo, até à Estrela com tanta graciosidade que ninguém lhe resiste.

DONA APARTMENTS – DONA GRAÇA

Rua da Bela Vista à Graça, 124, Lisboa

Tel. 214 093 659 / 939 957 818

dona-apartments.com

geral@dona-apartments.com