Cinco anos de um mercado vivo

De 28 de novembro a 2 de dezembro, os cinco anos desde a reabertura do mercado mais tradicional de Lisboa vão ser comemorados em cinco dias de festa e com cinco animados concertos.

O mote para o festejo do 5º aniversário do renovado Mercado de Campo de Ourique continua a ser a partilha com os visitantes que fizeram deste um caso de sucesso. Por isso, este ano as celebrações decorrem em cinco dias, 28, 29 e 30 de novembro e 1 e 2 de dezembro, repletos de ações e atividades e com cinco concertos para animar a festa ao final dia. Tal como sempre, a entrada é gratuita.

“Passaram cinco anos que pareceram uma vida! Arriscámos num momento em que o panorama económico não era o melhor, trouxemos um novo conceito diferenciador para Lisboa, o sucesso foi tal que acabou replicado e hoje existem cerca de uma dezena de outros conceitos que foram buscar inspiração ao renovado Mercado de Campo de Ourique.”,  refere Diogo Sousa Coutinho, CEO do Grupoo SC, que gere o Mercado de Campo de Ourique. “Temos de agradecer aos comerciantes que tão bem receberam este toque de modernidade e que têm contribuído para o carisma deste espaço, aos novos projetos e, claro, a todos os consumidores. Este 5º aniversário é de todos.”, acrescenta.

O primeiro concerto é das Bandas Solsal do Musicentro Salesianos de Lisboa, a 28 de novembro, pelas 20h00. Segue-se uma noite de fados com Beatriz Felizardo, a 29 de novembro, pelas 21h00, o Coro Gospel do Musicentro Salesianos de Lisboa, a 30 de novembro, pelas 21h30, e na mesma noite há ainda música ao vivo com os Groovelanders.

No sábado, 1 de dezembro, é a vez de subir ao palco para o grande concerto de aniversário o grupo Elas e o Jazz, composto por Joana Machado, Marta Hugon e Mariana Norton, que recriam o universo dos musicais da Broadway e dos clubes de Jazz numa narrativa musical contada a três vozes. Três cantoras, amigas e cúmplices, que se juntam em palco para partilhar o amor pelo jazz e pelas canções que fizeram a sua história. O saxofonista Joel Pinheiro é a última atuação musical a 2 de dezembro, pelas 20h30.

Ao longo dos cinco dias de animação todos os conceitos gastronómicos vão ter alguma promoção ou dinâmica a acontecer. O Aldente vai apresentar uma nova Lasanha Vegetariana, com um preço de lançamento de 8,50€ e o Atalho vai promover a “Festa do Wagyu”, com uma seleção especial de carne wagyu para venda. Além disso, tem preparado um workshop de carnes, onde se pretende demonstrar e ensinar a trabalhar a carne, preparar, cortar e confecionar um bom bife e dar a degustar no fim no dia 1 de dezembro, pelas 11h00.

Os Vinhos do Mercado vão organizar uma prova cega de vinhos em parceria com a Casa Santos Lima, no dia 29 de novembro, pelas 21h00. Na compra de um doce no Depois é sorteado um prémio e há a possibilidade de ganhar outra sobremesa e a Cortesia vai oferecer um mini-brigadeiro na compra de um prato.

Também a Nescafé e a Tofa vão marcar presença no 5º aniversário do Mercado de Campo de Ourique. A Tofa vai contar com a presença de um barista que vai desenvolver diferentes bebidas com café: Tofa Crumble, Iogo Tofa e Tofa Caramelo são as três bebidas que os visitantes vão poder provar. Já a Nescafé vai fazer degustações de café feito de forma artesanal através das máquinas Chemex, Rok e Balão, aquilo a que denominam de Slow Coffee by Nescafé.

Como o Natal se avizinha também o Pai Natal da Coca-Cola vai fazer parte das celebrações do mercado. Os mais novos vão ser convidados a passar pelo seu trono natalício, tirar fotografias e receber alguns brindes, no dia 1, entre as 12h30 e as 16h00, e no dia 2, entre as 13h30 e as 17h00.

De entre muitas mais atividades e animações a decorrer no Mercado de Campo de Ourique ao longo dos cinco dias de festa, destaca-se ainda as seguintes ativações de marca:

28 de novembro  – Puerto das Índias – a partir das 20h00

29 de novembro – Gin London nº1 – 20h00

30 de novembro  – Gin Tanqueray – 20h00

30 de novembro  – Appletiser 12h30 às 16h00

30 de novembro – Aperol – 19h00

1 de dezembro – Gin Citadelle – 20h00

1 de dezembro – Rum Platation – 20h00

2 de dezembro – Licor Beirão de Honra – 13h00 às 17h00

É possível acompanhar o calendário de actividades na página de Facebook do Mercado de Campo de Ourique: https://www.facebook.com/mercadodecampodeourique/