Vinhos em destaque neste fim‑de‑semana

O Mercado de Vinhos regressa ao Campo Pequeno entre 19 e 21 de Outubro, na sua 7ª edição para dar palco aos pequenos e médios produtores de vinhos nacionais.

No ano em que celebra 110 anos de região demarcada, a CVR Dão é a região convidada. Com 7 sub-regiões, o Dão produz anualmente entre 30 a 40 milhões de litros de vinho dos quais metade são vinho certificado. A conhecida touriga nacional (uva tinta) e a malvasia e encruzado (uvas brancas) têm sido as castas bandeira dos vinhos da região. O encruzado tem recebido cada vez mais interesse por parte de críticos e consumidores pelo equilíbrio entre açúcar e acidez, capacidade que proporciona vinhos com uma extraordinária versatilidade à mesa e capacidade de guarda.

O Mercado de Vinhos vai receber novamente o Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola, pela segunda vez no Campo Pequeno, mas já na sua 5ª edição. Em parceria com a Associação de Escanções de Portugal, este concurso centra-se na captação de Produtores e Cooperativas de todas as regiões vitivinícolas do país e oferece aos expositores do Mercado de Vinhos condições especiais de participação na iniciativa.

Para além de poderem provar e comprar os vinhos, espumantes e especialidades gastronómicas representadas no certame, os visitantes contam ainda com uma novidade: “Conversas e um copo de Vinho” – um programa de acesso gratuito que decorre ao longo dos 3 dias do evento no auditório localizado no centro da arena. Enólogos, produtores e técnicos vão falar do seu trabalho, do seu dia-a-dia, da sua paixão pelo mundo do vinho. Na primeira pessoa e em discurso direto, partilharão os problemas, os desafios, as especificidades de determinados tipos de vinho (biológicos, talha, generosos, espumantes, vinho branco de uva tinta), em conversas dinâmicas e interativas. (programa em baixo)

Paralelamente, os visitantes podem conhecer a exposição itinerante “Da Vinha ao Vinho – as Castas Portuguesas”. Visando a valorização do património vitivinícola nacional e o seu elevado potencial de qualidade, a mostra conta com um conjunto de painéis com informação relativa ao tema e com vários elementos com os quais o público pode interagir, desafiando-o a identificar os aromas característicos das diversas castas existentes e utilizadas na produção dos vinhos. Despertando os sentidos, e como se de um jogo se tratasse, o visitante aprende a identificar uma panóplia de aromas e sabores, descobrindo desta forma a essência dos vinhos.

E para os wine lovers que pretendem um programa mais personalizado, a Wine Educator Teresa Gomes fará visitas guiadas por um conjunto de produtores e dará a conhecer as especificidades dos produtos em exposição, explicando como provar vinhos, quais são as Denominações de Origem portuguesas e seus nomes, como se faz vinho ou simplesmente esclarecer as questões e dúvidas sobre a temática vínica.

“De ano para ano temos vindo a assistir a um enorme aumento de pedidos de participação, o que nos permite concluir que estamos a dar cabal seguimento à missão a que nos propusemos, dar suporte e promover os pequenos e médios produtores na divulgação dos seus produtos. O Mercado de Vinhos conquistou claramente a adesão dos produtores nacionais de vinhos e também dos apreciadores e curiosos destes néctares”, refere Vasco Cornélio, Diretor de Eventos e Espetáculos do Campo Pequeno.

“É com grande orgulho que verificamos o impacto do Mercado de Vinhos nos negócios dos vários agentes do mercado: produtores, escanções, profissionais da restauração, e registamos com enorme agrado a capacidade de surpreendermos os visitantes que apreciam vinho em cada nova edição da iniciativa”, comentou José Rafael, Manager da House OF Wines.

O Mercado de Vinhos é uma organização conjunta do Campo Pequeno e da House OF Wines e funciona entre as 15:00h e as 21:00h no dia 19 de Outubro, entre as 12:00h e as 21:00h no dia 20 de Outubro, e entre as 12:00h e as 20:00h no dia 21 de Outubro. O bilhete de entrada tem um valor de 3€ sem copo e de 6€ com copo.