Ramens, sake e muitas boas surpresas no Chiado

Ramens, sake e muitas boas surpresas. Um novo local em Lisboa sobre o Japão, sua gastronomia e bebidas abriu as portas perto do Teatro São Carlos, no Chiado.

Sob a condução do Chef Bernardo Morais, o restaurante AFURI Lisboa oferece uma variedade de especialidades de tasca japonesa com os vários pratos de “conforto food” como os Ramens.

O Ramen ou Lamen é um prato de massa chinesa, que foi introduzido no Japão com características próprias da culinária japonesa. Este prato agora japonês nasceu então da combinação entre a massa chinesa, feita com farinha de trigo, sal e kansui (água alcalina rica em carbonato de potássio, carbonato de sódio, e ácido fosfórico), o caldo tradicional e o molho de soja japonês. A partir daí começaram a surgir diferentes variedades de Ramen por todo o Japão, tais como Ramen de miso, de sal ou de tonkotsu (ossos de porco). Hoje em dia este prato é uma das “Comfort foods” japonesas mais conhecidas em todo o mundo.

O Ramen é assim composto por massa chinesa e caldo, aos quais se adicionam diversos ingredientes que podem variar consoante a região do Japão como, por exemplo, frango (mais comum em Tóquio), chashu – carne de porco assada (mais comum em Kyushu), algas verdes, rebentos de bambu, cebolinho e naruto – pasta de peixe.

Restaurante Afuri no Chiado

A utilização de farinha de trigo e água kansui confere a esta massa características únicas que a torna distinta e lhe dá um sabor e textura diferentes, em comparação com outras massas feitas de farinha de trigo.

O caldo é um dos fatores determinantes no sabor do Ramen, sendo cozinhados com os mais diversos ingredientes e ao longo de muito tempo. Os alimentos de origem animal mais utilizados na confeção dos Ramens são ossos de galinha, de vaca, de porco, kezuribushi (flocos de bonito seco), niboshi (sardinhas secas), kombu (alga marinha), entre outros.

Este prato tem vindo a evoluir com o passar dos anos, e têm surgido diversos tipos deste género de comida. Nos últimos anos, têm vindo a ser utilizados ingredientes e técnicas mais ocidentais, rompendo cada vez mais as fronteiras ente o Japão e o resto do mundo, contudo, ao mesmo tempo, tem também surgido uma “nostalgia” do Ramen mais tradicional. Para além de terem procurado “regressar às origens” através dos sabores tradicionais, os restaurantes de Ramen têm-se focado cada vez mais na qualidade dos ingredientes, sendo este um key factor dos Ramens AFURI.

A nossa descoberta foi um Ramen frio que mantendo a qualidade e o sabor dos quentes, permite comer em tempos mais quentes.

Restaurante Afuri no Chiado – Ramen Frio

O espaço possui também um bar que nos permite saborear sejam cocktais, como sake ou whisky de origem japonesa com uma eficiente equipa de bar. No dia do jantar, experimentámos alguns whiskys NIKKA.

Bar do Restaurante Afuri no Chiado

Fundada em Novembro de 1995, a AFURI já conta com 23 anos de história. Liderada pelo seu CEO, Hiroto Nakamura, esta cadeia de restaurantes já conta com 12 estabelecimentos no Japão, 2 nos Estados Unidos e, mais recentemente, vai abrir o seu primeiro restaurante em Portugal.

O nome AFURI é inspirado numa montanha – Mt. AFURI, situada na fronteira este das montanhas Tanzawa, na provincia de Kanagawa. Reza a lenda que Afuri é o pai da Mt. Fuji.

A montanha Afuri é conhecida desde há muito tempo pelas suas águas com características e propriedades únicas. No passado, era considerada uma montanha sagrada e muitas pessoas viajam até lá para conhecer este local singular e, ao mesmo tempo, misterioso.

Assim, através dos seus Ramens singulares e autênticos, a AFURI pretende levar a sagrada montanha Afuri a todo o mundo, a montanha esta que lhes transmite um tipo de filosofia e que, sendo difícil traduzir literalmente do japonês, podemos apelidar de “superior” (“higher”). A AFURI procura ser superior e melhor em tudo o que faz, desde à qualidade e frescura dos ingredientes utilizados na confeção dos pratos ao serviço, procurando sempre alcançar a excelência. Tal como a montanha AFURI permanece direta, honesta, firme e de confiança, também estes são os objetivos da AFURI. “One ramen. One staff. Always higher.”

Morada:

Rua Paiva de Andrada 7
1200-310 Lisboa

Telefone: 968 710 555