Luz para ler o tempo em todo o lugar

Luz para ler o tempo em todo o lugar. O novo modelo da A. Lange & Söhne permite a leitura do tempo ao longo de 24 horas e a sua função cronográfica também pode ser usada em qualquer altura. Porque todos os seus dados são perfeitamente legíveis até na escuridão, graças a um mostrador semitransparente e indicações luminescentes. Tão luminoso cronógrafo – com função de retorno instantâneo (flyback), totalizador dos minutos de salto instantâneo e indicação da reserva de corda – surge declinado numa edição especial limitada a somente 200 exemplares.

Aquilo que mais salta à vista no DATOGRAPH UP/DOWN é o empolgante mas ao mesmo tempo harmonioso design do mostrador. A emblemática data sobredimensionada da Lange, apresentada numa dupla abertura emoldurada, representa a ponta de um triângulo equilátero. A base desse triângulo é estabelecida pelo submostrador dos segundos e pelo totalizador dos minutos de salto instantâneo. No DATOGRAPH UP/DOWN “Lumen”, tão engenhosa configuração desvela uma nova dimensão estética a partir do momento em que se passa para a penumbra ou para a escuridão.

E isso é conseguido através de um mostrador semitransparente com uma mistura luminosa que faz com que todas as indicações do relógio brilhem na obscuridade – com um tom esverdeado bem distinto que é particularmente agradável para o olho humano. Os ponteiros das horas e dos minutos estão recheados com esse material luminescente; já o ponteiro do cronógrafo surge completamente revestido pela mistura luminosa.

O ponteiro dos segundos e o ponteiro cronográfico dos minutos em aço revinado a azul efetuam a sua rotação sobre os respetivos submostradores que brilham igualmente no escuro. A escala dos minutos, subdividida em graduações até 1/5 de segundo, a escala taquimétrica concêntrica e a seta da indicação da reserva de corda também resplandecem num verde luminescente.

Mas o principal destaque vai para a data sobredimensionada luminescente. Formada por dois componentes distintos, a data sobredimensionada foi idealizada para brilhar imediatamente após a sequência de mudança do dia à meia-noite. Isso é possível através de uma cruz luminescente para as dezenas e um disco das unidades, feito de vidro transparente com algarismos impressos a negro, que efetua a sua rotação sobre um fundo luminoso.

Os dois componentes devem ser capazes de recarregar a sua luminescência mesmo estando debaixo do mostrador. E isso é conseguido graças a um mostrador semitransparente que, mesmo durante o dia, oferece ao relógio um peculiar apelo estético que se revela particularmente atraente. Quando exposto à luz, todo o mecanismo fica completamente visível. O processo de mudança na janela da data à meia- noite pode ser observada em todo o seu detalhe.