Uma visita guiada às divindades

A Casa-Museu Medeiros e Almeida recebe, no próximo dia 22 de setembro, a visita guiada sobre a mitologia clássica nas coleções: “Sob o olhar de Argos: os Deuses do Olimpo”, uma iniciativa organizada em parceria com a Mythos.

André Ferreira, investigador e responsável pelo projeto Myhtos, um espaço de partilha, divulgação, pesquisa e exploração da mitologia greco-romana, conduzirá esta visita guiada pela Casa-Museu Medeiros e Almeida, numa autêntica viagem no tempo até aos segredos da cultura greco-romana presentes nas coleções da Casa-Museu.

“Tinha a cabeça inteiramente rodeada de cem olhos. Estes tais olhos repousavam por turnos, dois de cada vez, enquanto os restantes vigiavam e permaneciam de sentinela”, partilha o Investigador André Ferreira. “É assim que Ovídio nas Metamorfoses descreve Argo, latinizado de Argos”, sublinha o autor da visita.

“Este guardião foi escolhido por Juno, a rainha dos deuses, para vigiar a bezerra Io. Juno, após a morte de Argos, transporta os seus olhos para o animal que era consagrado a está deusa, o pavão. Este, permaneceu ao lado da esposa de Júpiter, na morada dos deuses. Neste espaço mágico, onde os cânticos são entoados pelas Musas, onde as Graças rodopiam sem parar e a lira de Apolo transmite serenidade, Argos passou a ser testemunha dos episódios relacionados com os principais deuses do Olimpo. Criar, no século XIX, as representações adequadas aos olhos humanos das ideias que se queria transmitir às mentes sobre as divindades, monstros e heróis imortalizados nessa morada divina é um trabalho que requeria o exercício dos mais extraordinários poderes do génio e da arte. Uma verdadeira inspiração que podemos encontrar nas Coleções da Casa-Museu Medeiros e Almeida, que tal como Argos o visitante poderá testemunhar”, sublinha André Ferreira.

A iniciativa terá lugar no dia 22 de setembro, pelas 11 horas, e tem um limite mínimo de participantes de 10 pessoas e máximo de 25. A visita tem um custo de 10 euros e inclui a entrada na Casa-Museu Medeiros e Almeida. As inscrições são obrigatórias e devem ser feitas para mithosgrecoromanos@gmail.com.

Morada e horário Casa-Museu Medeiros e Almeida
Rua Rosa Araújo, 41 – Lisboa
Tel. (+351) 21 354 78 92