Frango assado com muito estilo em Lisboa

Frango assado pode não ser um prato gourmet mas os clientes são gourmet. Por isso, nasceu o Bairrista. Foi com base nessa premissa que Ricardo Teixeira, um empresário na área digital com provas dadas, decidiu criar o Bairrista, a típica churrasqueira de bairro completamente modernizada, com 24 lugares sentados, take away inovador sem utilização de plásticos e alumínios e opção de entrega em casa num raio de 2 kms em redor do restaurante, situado no Lumiar.

Embora não tenhamos fugido do típico frango assado, inovámos na forma como damos várias opções ao cliente quer em termos de variedade de molhos, quer em termos de variedade de batatas e saladas, onde fomos buscar as várias tradições portuguesas”, explica Ricardo.

O frango assado é um tema típico da gastronomia portuguesa que adoramos, por isso foi uma boa experiência que tivemos na sexta-feira passada, para além de um acolhimento extraordinário e da simpatia dos donos, o frango assado que experimentamos com uma excelente dose de batata doce frita em palitos, já um best seller do Bairrista. Um frango bem temperado e bem assado que faz honra e jus a este prato tão nosso.

As batatas podem ser fritas em palitos, em rodelas e existe também a batata a murro, que aliada ao frango assado é típica em algumas zonas do país. Em termos de molhos, há o molho de leitão para acompanhar o frango, pois liga muito bem com os assados; o molho picante que não é comprado, é feito no local com pimenta da terra dos Açores e o molho Bairrista, uma receita antiga do Algarve que mistura tangerina com orégãos. Há ainda os mais tradicionais: molho d’alho e molho clássico, para quem gosta de sabores menos “exóticos”. Em termos de pratos, pode ainda provar o Frango à Brás e o Frango à Passarinho.

No que toca à qualidade, Ricardo Teixeira assegura que os frangos vêm de Portel, no Alentejo, de um produtor que garante entregas diárias e com menos de 24 horas, pois não trabalham com frango congelado, nem com frangos do dia anterior.

Em termos de confecção, o Bairrista garante um assado mais saudável, sem fumo de carvão, nem de gordura, reinventando também o processo de grelha.

A garrafeira foi outra das grandes preocupações do proprietário e tem mais de 33 referências, podendo encontrar champanhe Moët&Chandon, vinho branco, rosé e tinto, desde Callabriga a Papa Figos, Quinta dos Carvalhais Encruzado e Catarina, entre muitos outros.

No que diz respeito a inovação e preocupação ambiental nas embalagens, o Bairrista desenvolveu uma linha própria de take away, sem recurso a plástico e alumínio, que só usa papel e cartão e “a caixa é tão resistente que o cliente pode usá-la várias vezes para vir buscar frango”, assegura o proprietário. O branding e o packaging foram desenvolvidos em conjunto com a agência 9, que criou um universo de marca repleto de proximidade, apesar da modernização do negócio, inovação e sustentabilidade dos materiais utilizados.

Morada: Rua Manuel Marques, nº2, Loja 2 C 1750-171 Lisboa

Horário:  2ª a domingo das 12h à 15h e das 19h às 22h