O desafio da transparência levado ao extremo

Disposta a quebrar os limites e a levar o desafio da transparência ao extremo, este ano a marca lança o BR X2 Skeleton Tourbillon Micro-Rotor.

Este modelo ilustra na perfeição a ideia da Bell & Ross sobre a alta relojoaria contemporânea, com um movimento apresentado como uma obra-prima numa composição ultramoderna.

O conceito do BR X2 é de que o movimento seja usado diretamente no pulso. O mecanismo é trazido para a frente, enquanto a caixa desaparece.

A Bell & Ross desenhou e desenvolveu um movimento quadrado excecional, o calibre de manufatura BR-CAL.381, que adota a forma icónica da marca. Está colocado entre duas placas de cristal, unidas por uma estreita banda de metal fabricada a partir de uma só peça, para garantir uma visibilidade sem restrições.

Tal faz com que a caixa seja praticamente invisível, assim como o mostrador, de forma a desvendar o movimento esqueleto e permitindo que todos os elementos do mecanismo sejam observados. Para o movimento esqueleto, o desafio é remover todo o material possível, garantindo, no entanto, que as características mecânicas sejam respeitadas. Dos microcomponentes ao relógio final, todos os detalhes são importantes.

Para este modelo, Bruno Belamich, director criativo da marca, avançou com uma ideia utópica: «fundir a caixa e o movimento numa componente única, para fazer a caixa desaparecer, deixando apenas o movimento visível». Para sublinhar esta pureza estética inerente e a perícia técnica, o designer optou pela simplicidade e pela performance. Uma verdadeira fusão entre tradicional e avant-gard.

Este relógio de dois ponteiros apresenta as horas e os minutos com uma precisão optimizada, graças a um turbilhão voador que compensa as forças da gravidade terrestre. Simplicidade, mas também elegância e sobriedade, devido às suas dimensões (42,5mm quadrados) e delicadeza, tornada possível pelo movimento extraplano – apenas 4,05 mm – cuja corda automática é assegurada por um microrrotor. Este processo de miniaturização permitiu reduzir a espessura do movimento, mas manter a reserva de energia.

Com um conceito único e um design moderno, o BR X2 reafirma a posição da Bell & Ross como um dos atores mais inovadores no universo da alta relojoaria.

Amantes da mecânica serão seduzidos por esta peça altamente exclusiva, que permite experienciar a sensação única de usar o movimento do relógio diretamente no pulso e sentir o seu pulsar, enquanto se admira diretamente o mecanismo. Inspirado na arquitetura moderna, este modelo está disponível numa edição limitada de 50 exemplares.