Porque um gentleman deve ter posição política?

Porque um gentleman deve ter posição política? Não partidária mas política. Primeiro, muitos dizem que a política é um aspecto da vida, mas estão errados, política é a vida da “pólis” da cidade em grego. Depois, de desfazer este equívoco e outro erro. que existem pessoas apolíticas, não existem pessoas sem espinha dorsal. Temos de ver as qualidades de um gentleman e consequentes repercussões na vida do quotidiano.

  • bom trato: esta questão não é somente de gestos exteriores e fora do âmbito ético, o bom trato é para todos e todas sem excepção.
  • a tolerância, uma sociedade gentil é tolerante aceitando a diferença e que uma sociedade superior aceita todos e integra-os. Impedindo que algum que trave um ambiente de tolerância seja possível.
  • racismo, xenofobia são palavras fora do seu vocabulário. Os aspectos subliminares da nossa sociedade que por regras de mercado e “páginas de excel” querem justificar estes crimes devem ser descobertos.
  • a negação dos extremos numa sociedade e nas relações
  • o lucro não é superior ao ser humano
  • nada justifica a exploração e subvalorização do ser humano, homem ou mulher
  • qualquer pensamento político que se baseia na não aceitação da diferença, das culturas diferentes e no ódio é impossível para um gentleman
  • políticas de inclusão a todos os níveis

Sim, de facto tal como as qualidades de um gentleman, a fé não deixa de ser dar um aspecto “lírico” à vida quotidiana, pensar que será possível um mundo melhor, sem discrepâncias sociais, onde a imagem não é tudo, onde a sensibilidade pelo próximo marca agendas políticas e não o petróleo ou as armas.

Porque um gentleman deve ter posição política? Como ser um gentleman em tempos de extremismos? Com respeito por nós e pelos outros, as discussões passam a ser conversas ponderadas, a irritabilidade que por vezes nos descontrola transforma-se em respirar fundo, os preconceitos ficam de lado, as desilusões são encaradas como aprendizagem. A segunda regra é apreciar com ele as coisas bonitas da vida:  natureza, histórias dos livros, música, lanches com amigos, sestas no verão. Um Gentleman, para além de respeitar os outros é sensível e sabe apreciar a beleza dos detalhes.