Vinho do Chile, experimentámos e aprovado

Vinho do Chile? Chegou-nos a casa uma oferta deste vinho, um dos Sauvignon Blanc mais premiados no Chile, o ‘Casas del Bosque Sauvignon Blanc Reserva 2017’. E, percebemos, rapidamente que será a proposta ideal para os dias quentes e compridos que se aproximam.

Produzido no Chile a partir de uma fantástica colheita noturna de 2017, que permaneceu em contacto pelicular durante cinco dias antes de ser prensado, o ‘Casas del Bosque Sauvignon Blanc Reserva 2017’ é um vinho fresco, elegante e estruturado que surpreende pelo aroma e sabor. A colheita de 2017 caracteriza-se por um toque de espargos, marmelo e um toque floral que lembra pêssego branco. No nariz predominam notas intensas de limão, goiaba e sal marinho, com um toque de fumado. Na boca, sabores intensos de toranja, em sintonia com estrutura muito mineral e acidez fresca. O final é largo e limpo.

Sabores característicos do verão harmonizam, na perfeição, com o ‘Casas del Bosque Sauvignon Blanc Reserva 2017’: ostras, mariscos, vieiras, cheviches, peixes gordos (atum, salmão e cavala), peixes magros (dourada, pregado, salmonete, carapau), sushi, charcutaria, queijo Chèvre ou requeijão DOP, queijo feta, risotto de espargos, assim como sobremesas frescas, de fruta, com gelado de manga ou limão são a combinação ideal.

Depois de conquistar a Medalha de Prata no “Wines of Chile Awards”, em 2017, o ‘Casas del Bosque Sauvignon Blanc Reserva 2017’ arrecadou 90 pontos no Guia de Vinhos Descorchados, no Chile, 92 pontos no LA CAV e 90 pontos nos Prémios Tim Atkin, no Reino Unido, já em 2018. Recentemente também Lettie Teague, crítica de vinhos do Wall Street Journal, descreveu-o como sendo “deliciosamente fresco e cítrico”. Por outro lado, produtor Casas del Bosque foi considerado nos anos de 2013 e 2014 o Chilean Wine Producer of the Year no IWSC de Londres.

O ‘Casas del Bosque Sauvignon Blanc Reserva 2017’ está à venda no site da Viniturismo, por 8,70€, e na Garrafeira Delidelux, em Lisboa. Os vinhos ‘Casas del Bosque’ são importados e distribuídos em exclusividade para Portugal pela Colusa/Viniturismo.