Um novo festival de verão em Portugal

Um novo festival de verão em Portugal

Um novo festival de verão em Portugal? Sim, começa hoje. A aldeia de Rio de Onor, em Bragança, uma das 7 Maravilhas de Portugal, vai ser palco de um novo festival de verão que pretende promover o mundo rural e aproximar os jovens das tradições e cultura. Entre hoje e 22 de julho, estão previstas actividades culturais, experiências gastronómicas e atividades desportivas, culturais e recreativas.

O evento tem como objectivo a dinamização e divulgação do património da aldeia de Rio de Onor, eleita uma das 7 Maravilhas de Portugal, no âmbito das aldeias situadas em Áreas Protegidas, estando a sua organização a cargo da Associação Montes de Festa. A 2ª edição Festival D’ONOR decorrerá de hoje a 22 de julho de 2018 e conta com o apoio da população da aldeia, da associação local e de diversas entidades (publicas e privadas) da região.

Assim, e ao longo de três dias, os visitantes poderão desfrutar de paisagens únicas e observação da fauna e flora local, através da realização de atividades desportivas como o Passeio Pedestre Enzonas, no Parque natural de Montesinho, uma das mais emblemáticas Áreas Protegidas da Península Ibérica. Outra atividade a destacar é o Passeio de Automóveis Antigos e Desportivos, um evento para os amantes dos carros clássicos e desportivos que inicia com um percurso citadino pelo Centro Histórico de Bragança, seguindo em direção à Puebla de Sanábria, terminando o seu percurso na aldeia de Rio de Onor.

Dentro das actividades culturais, está prevista a Ronda Cultural e das Adegas, composta por momentos musicais e de lazer, com uma visita guiada pela aldeia, onde os habitantes locais serão os protagonistas que acolherão todos os festivaleiros, não só nos espaços comunitários, mas também nas suas adegas particulares.

A homenagem a Juan Prieto Ximeno será outro dos momentos altos deste evento, onde será dada a conhecer a sua importância como gaiteiro de referência da zona da Alta e Baixa Lombada, em Bragança, procurando perpetuar o seu legado e o seu trabalho musical ao longo dos tempos. Neste sentido, o Festival D’Onor contará com a presença de vários músicos e grupos de gaiteiros (de Portugal e Espanha), que têm Juan Prieto Ximeno como uma inspiração e animarão o evento.

Programa Festival D’Onor 2018:

SEXTA-FEIRA (20/07):

18h30 – Apresentação do Livro: “Cancioneiro da Gaita-de-Foles”

20h00 – Jantar Comunitário

22h00 – Baile do Gaiteiro [Centro da aldeia]

00h00 – DJ Gaiteirinho [Música Tradicional/Contemporânea]

SÁBADO (21/07):

08h00 – Passeio Pedestre Enzonas

13h00 – Almoço comunitário

16h00 – Ronda Cultural e das Adegas

18h00 – Yvette Band

20h30 – Jantar comunitário

21H30 – Tejedor [Música Tradicional]

00h00 – Zíngarus [Música Tradicional/Contemporânea]

01h30 – DJ Kapnoc [DJ Local]

DOMINGO (22/07):

09h00 – II Passeio de Automóveis Clássicos e Desportivos [Saída da Cidade de Bragança, visita

a Puebla de Sanábria e chegada a Rio de Onor]

13h00 – Almoço comunitário

15h00 – Homenagem ao gaiteiro Juan Prieto Ximeno [Grupos de Gaiteiros – Portugal e Espanha]

20h30 – Jantar comunitário [Encerramento]

             22h00 – DJ V’Guess [DJ Local]

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Um novo festival de verão em Portugal

bookmark_border

mais em Culture, Lifestyle

Lisboa está em constante mudança

a redireccionar em 10 segundos