Óbidos rende-se à arte do piano, a não perder

Óbidos rende-se à arte do piano, este ano com dois compositores famosos, Debussy e Vianna da Mota, O programa da SIPO 2018, Semana Internacional de Piano de Óbidos, que decorre de 25 de Julho a 11 de Agosto, segue o mesmo conceito pedagógico dos anos anteriores, facto que até agora tem provado atrair tanto os alunos das master classes, como o público assistente.

Os participantes das master classes têm dado especial importância ao facto da SIPO lhes permitir uma formação continuada com excelentes pedagogos.

Concertos

Os executantes são os professores/pianistas da SIPO, artistas convidados e os alunos participantes das master classes.

Os programas dos concertos abrangem obras do repertório musical de todas as épocas.

Este ano, a SIPO consagra uma parte do seu programa ao compositor francês Claude Debussy, comemorando o centenário da sua morte. Da mesma forma, outra parte do programa será dedicada ao pianista e compositor português José Vianna da Motta, comemorando os 150 anos do seu nascimento.

O concerto de encerramento terá lugar no Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha e será executado pela pianista portuguesa Olga Prats, comemorando os 60 anos de sua careira e apresentando um programa com obras de Rey Colaço e Astor Piazzolla.

Durante os concertos dos alunos participantes, no dia 7 de Agosto, serão atribuídos os prémios “Antena 2” aos estudantes que mais se destacarem e o prémio “ACIM“ para a melhor interpretação de uma obra de um compositor português.

Estes prémios serão atribuídos pelo voto do público e dos professores das master classes.

Actividades paralelas 

Para além dos Cursos de Formação e dos Concertos do Festival, tem lugar uma exposição de pintura do pintor português António Canavarro sob o título “Sem fonia, à procura da harmonia“.

SIPO – Semana Internacional de Piano de Óbidos 2018

Os concertos estarão a cargo dos 6 Professores convidados para lecionar as master classes

O concerto de abertura estará a cargo do Quarteto de Matosinhos (Auditório Municipal Casa da Música, Óbidos).

Como nos anos anteriores, a ACIM oferece à Vila de Óbidos um concerto de órgão pela organista inglesa Bridget de Moura Castro.

O concerto de encerramento é dedicado aos 60 anos de carreira da pianista portuguesa Olga Prats (Centre Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha) que tocará obras de Rey Colaço e Astor Piazzolla.

Realizar-se-ão dois concertos a cargo dos participantes das master classes. Terão lugar 3 concertos a cargo dos laureados “Antena 2” da SIPO 2017 em Óbidos, Santarém (Fundação Passos Canavarro) e no Bombarral (Teatro Eduardo Brasão).

Estes Concertos integram o “FESTIVAL INTERNACIONAL de MÚSICA de ÓBIDOS – SIPO 2018.

Os Concertos terão lugar entre os dias 31 de Julho e 11 de Agosto 2018.

Locais de funcionamento

Concerto de abertura: Auditório Municipal „Casa da Música“, em Óbidos (intra-muros) Concertos do Festival: Auditório Municipal “Casa da Música” em Óbidos (intra-muros) Concertos dos laureados prémio Antena2 2017:
Auditório Municipal „Casa da Música“ e Óbidos, Fundação Passos Canavarro em Santarém e Teatro Eduardo Brasão no Bombarral

Concerto de encerramento: Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha (extra-muros).

Horário: Todos os concertos terão lugar às 21 horas com exceção dos concertos dos laureados “Antena 2” que terão lugar lugar às 19h00 em Óbidos e Santarém e às 16h00 no Bombarral.

O concerto de órgão terá lugar na Igreja de St. Maria, em Óbidos, às 17h.

Para informações detalhadas consultar, por favor, o website do Festival www.pianobidos.org