Uma primeira colecção é sempre difícil

Uma primeira colecção é sempre difícil, especialmente quando é para uma marca tão conhecida como a Louis Vuitton. Virgil Abloh apresentou a 21 de junho, a sua primeira colecção para a Louis Vuitton, enquanto Director Criativo da linha masculina da Maison.

Kanye West, Kim Kardashian West, Rihanna, Bella Hadid, Kylie Jenner e Naomi Campbell foram algumas das celebridades presentes no desfile que teve lugar nos jardins do Palais Royal, em Paris. O pano de fundo do primeiro desfile de Virgil Abloh para a Louis Vuitton foi uma enorme passadeira nos tons do arco-íris, representando não só diversidade mas também o conceito de sonho. Uma palete caleidoscópica –  presente tanto no cenário, como nas peças apresentadas – serviu de base à construção da colecção.

Desde as composições monocromáticas em tons de branco, vermelho, verde, azul e roxo, aos motivos d’ O Feiticeiro de Oz, a colecção de primavera/verão 2019 da Louis Vuitton apresenta looks em camadas compostos por variadas peças conjugadas entre si.

Se podemos dizer, faltou algo que ligasse todas as opções à marca tão conhecida com uma linha de tradição tão vincada. A necessidade da adaptação numa marca como esta, leva por vezes a uma descaracterização da mesma.

De acessórios, destacam-se as carteiras: derivações diretas dos ícones da Louis Vuitton reinventadas através da teoria dos 3% de Virgil Abloh, segundo a qual qualquer objecto pode passar de normal a especial, bastando para isso que se aplique sobre ele uma variação de 3%.

Também o calçado ganha protagonismo representando claramente a sua origem nos desportos e na cultura vintage, desde as Chelsea boots dos anos 60 até às sapatilhas de basquetebol dos anos 80.

A banda sonora do desfile esteve cargo dos BadBadNotGood e Kanye West. Assistiram a este desfile nomes como Kanye West, Kim Kardashian West, Rihanna, Bella Hadid, Kylie Jenner, ASAP Rocky, Travis Scott, Naomi Campbell, Kim Jones, Rita Ora, Alexander Skarsgard, Chadwick Boseman, Vincent Cassel, entre outros.

Desfilaram talentos da música como ASAP Nast, Dev Hynes, Kid Cudi e Theophilus London.