Quem não se recorda deste símbolo vintage?

Quem não se recorda deste símbolo da nossa história de produção vinícola? LANCERS, a icónica marca de vinho produzida pela José Maria da Fonseca, propõe um Verão Vintage, ao revelar o novo packaging da Edição Especial 2018. Fazendo alusão aos anos 50, com uma imagem que remete para o vestuário feminino de praia desta década, a nova “roupagem” do LANCERS branco e LANCERS rosé apresenta-se com sensualidade e atrevimento.

Depois da realização do concurso de criação do novo packaging, destinado aos estudantes de Design do IADE – Universidade Europeia (instituição de referência no ensino de Design em Portugal), a proposta vencedora da estudante Maria Ghira promete animar os dias mais quentes. O design vintage, refrescante, audaz, sensual, ousado, divertido e fresco reflecte o Verão LANCERS.

A Edição Especial 2018 do LANCERS apresenta uma figura icónica na garrafa, concedendo à marca um toque de ousadia. Esta nova imagem será divulgada em Portugal e em diversos países, como Espanha, Luxemburgo, Dinamarca, Brasil e México.

E como apareceu esta marca tão vintage?

A visita de Henry Behar, americano de origem arménia, à José Maria da Fonseca, ainda antes do final da Segunda Grande Guerra, e a sua proposta em lançar um vinho rosado nos Estados Unidos, constituiu o grande ponto de viragem dos negócios da empresa a partir de 1944.

A Vintage Wines, que Henry Behar criou com mais três sócios e que mais tarde viria a vender à Heublein, rapidamente cobriu o mercado norte-americano atingindo em meados dos anos 60 vendas de quase meio milhão de caixas de Lancers e um milhão de caixas no final da década de 70.

Do acordo firmado entre António Porto Soares Franco e Henry Behar, o Lancers viria a apresentar uma imagem única e distinta, com a garrafa ainda hoje a ser objecto de culto nos Estados Unidos.

Identificava um produto agradável, despretensioso, com um nome facilmente legível, adaptado do quadro “Las Lanzas” do pintor espanhol Velasquez, de quem Behar se confessava grande admirador, versátil com qualquer tipo de comida, e ao alcance das novas gerações de consumidores norte-americanos, apresentando assim todos os requisitos indispensáveis à massificação do seu consumo.

Hoje em dia, o Lancers continua a ser um case-study de sucesso, dado o seu perfil internacional, sendo um dos vinhos portugueses mais vendido em todo o mundo, principalmente nos E.U.A., Itália, Espanha, Holanda e Portugal.