Arte na Rua em Bragança

Arte na Rua em Bragança. No âmbito das intervenções de arte urbana, além dos nove artistas confirmados (oriundos de todo o país e do estrangeiro, sendo eles Alex Dorici (descendente de Bragança), Frederico Draw & Contra, The Caver, ARM Collective (Gonçalo Mar e Ram), Trip Dtos, Lucky Hell e Duarte Saraiva), também os alunos de artes do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, da Escola Profissional Prática e Universal (EPPU) e da Escola Superior de Educação do IPB irão estimular a sua criatividade e transformar o rosto de Bragança, a cidade que cada vez mais se afirma uma referência do Street Art a nível nacional. Recorde-se que Bragança conta com mais de 30 intervenções de street art em espaços públicos.

Além da arte urbana, o SM’ARTE alberga muitas outras iniciativas, entre as quais o inovador Mercado de Rua, uma feira de artigos usados que terá lugar na parte inferior do Jardim Dr. António José de Almeida, de 15 a 17 de junho, entre as 10h00 e as 20h00, com entrada livre. Este será um espaço para venda, compra e troca de artigos em segunda mão, nomeadamente artesanato, vestuário, calçado, acessórios, brinquedos, livros, discos, DVD´s e CD’s. A participação no Mercado de Rua é gratuita e as inscrições decorrem até dia 8 de junho.

A par destas iniciativas, terá também lugar a Praça do Artista, dinamizada pela Associação Plataforma de Arte e Criação de Bragança, uma zona com atividades permanentes que pretende promover a criatividade junto da comunidade brigantina, com um conjunto de workshops e atividades gratuitas, entre as quais pintura com especiarias, pintura em acrílico, escultura, modelagem de máscaras tradicionais para ímanes de frigorífico e graffiti, com o artista italiano Paolo Cagol. Horário da Praça do Artista: dias 13 e 14, das 18h00 às 20h00, dia 15, das 15h00 às 19h00, e dias 16 e 17, das 10h00 às 20h00.

Esta edição do SM’ARTE ficará também marcada por uma forte vertente desportiva, com Desporto de Rua, pela primeira vez em Bragança, com exibições de Slackline no jardim Dr. António José de Almeida, e um torneio de Street Basket, na Praça da Sé. De 15 a 17 de junho, no SM’ARTE poderá experimentar o Slackline, um desporto radical que consiste numa linha dinâmica, esticada entre dois pontos fixos, que permite ao praticante andar e fazer manobras sobre ela.

No jardim Dr. António José de Almeida serão instaladas quatro linhas de iniciação para que os brigantinos possam experimentar esta modalidade. Além disso, serão instaladas linhas de Trickline, uma vertente de Freestyle desta modalidade, onde Rui Mimoso, o campeão nacional, fará uma série de demonstrações. Já na tarde e noite do dia 16 decorrerá, na Praça da Sé, um torneio de 3×3 de Street Basket, organizado pela Associação Estrelas Brigantinas.

Para os mais pequenos, o SM’ARTE também preparou algumas surpresas, com o Espaço Infantil, onde haverá pinturas faciais, modelagem de balões, oficinas criativas de ciências e muitas mais surpresas.

Novidade será também a animação de rua que, além de sessões de teatro e música ao ar livre, contará com Estátuas Vivas, num total de dez, espalhadas pelo centro da cidade, e desenho de caricaturas, entre os dias 15, 16 e 17 de junho.

As noites serão também animadas, na Praça Camões, onde será instalada a Praça do Mundial, com um ecrã gigante e tasquinhas. Dia 15, após o jogo de estreia da Seleção Nacional do Mundial, acontece a Festa SM’ARTE, com a presença do DJ Fernando Alvim, que promete animar os brigantinos, das 21h00 até à 00h00.

Esta iniciativa promovida pelo Município de Bragança, com o apoio do Agrupamentos de Escolas Abade de Baçal, Emídio Garcia e Miguel Torga, da Escola Profissional, Prática e Universal, da Escola Superior de Educação do IPB, da Associação Estrelas Brigantinas e do Centro de Ciência Viva, integra-se na estratégia municipal de transformar Bragança numa Smart City, mais criativa e atrativa.