Era dourada do design dinamarquês

Era dourada do design dinamarquês, volta em força. Em 1930, o designer de mobiliário Kaare Klint desenhou um sofá para o escritório do primeiro-ministro dinamarquês Thorvald Stauning. Carl Hansen & Son está agora a fazer renascer o elegante design.

Carl Hansen & Son está a adicionar outro clássico do design de Kaare Klint, o pai do design de mobiliário dinamarquês de mobiliário, à sua coleção de ícones de mobiliário dinamarquês. Com apoios laterais altos e as características barras transversais, o sofá coupé acolchoado é um testemunho da elegância de visão de um dos designers mais importantes da Dinamarca.

O impacto de Kaare Klint no design de mobiliário dinamarquês não pode ser exagerado. Enquanto pioneiro do funcionalismo, ele acabou por desempenhar um papel decisivo no movimento modernista dinamarquês. Com a sua lendária cadeira Faaborg, Klint criou o primeiro clássico de design moderno da Dinamarca, e, graças a esta peça única de mobiliário, criou as bases para o despertar do design dinamarquês no palco global.

93454-048.tif

Em 1930, Klint criou um caminho para o design moderno dinamarquês, demonstrando a sua confiança estilística com o sofá de apoios laterais altos que foi originalmente encomendado para o gabinete do primeiro-ministro dinamarquês Thorvald Stauning, no Palácio Christiansborg, sede do Parlamento dinamarquês. Carl Hansen & Son está agora a fazer renascer o elegante sofá e a adicioná-lo à sua coleção existente de peças mundialmente famosas do designer que incluem a icónica Faaborg Chair de Klint Faaborg de 1914, a inovadora Propeller Stool de 1930 e a mundialmente conhecida Safari Chair de 1933.

«O sofá é ainda outro elemento que completa o quadro da era dourada do design dinamarquês, e que vem agora juntar-se à coleção de Carl Hansen & Son de designers clássicos dos anos 30 e 40. Andamos há vários anos a tentar juntar trabalhos dos melhores designers de mobiliário debaixo do mesmo teto – principalmente com designs dos anos 50 e 60. O sofá de Klint traz-nos significativamente mais perto de conseguirmos apresentar a história completa do modernismo dinamarquês», diz Knud Erik Hansen, CEO da Carl Hansen & Son.

E continuando: «As ideias visionárias de Kaare Klint e conhecimento de materiais influenciaram gerações de designers do mobiliário dinamarquês. No decurso de apenas algumas décadas, criou muitas peças icónicas de mobiliário que sintetizam a idade dourada do design dinamarquês. Como membro fundador da Academia Real Dinamarquesa de Belas- Artes, Klint também participou na transmissão deste conhecimento considerável aos outros. Na sua qualidade de professor e designer, acabou por inspirar uma geração das mais respeitadas figuras do design dinamarquês.»

Klint é particularmente famoso pelas suas dimensões anatómicas extensas, que formam a base de todos os seus designs de mobiliário. Ele foi a primeira pessoa a realizar esta tarefa exigente, introduzindo assim o funcionalismo no design do mobiliário dinamarquês com rigor académico.

É o mesmo rigor que está por detrás da criação deste projeto. O sofá, que foi originalmente criado para três pessoas, e que foi desde então complementado com uma versão de dois lugares, é exclusivo tanto em termos do seu design como de materiais: excelente madeira e requintados estofos em pele. Os estofos firmes e estrutura escultural exigem rigor de trabalho, sendo este no verdadeiro espírito de Klint, minucioso e intransigente.

Klint dividiu o sofá de oito pernas em três secções, cada uma com as suas próprias barras transversais que servem ao mesmo tempo um propósito estético e funcional. O design engenhoso do conceito garante mais espaço para as pernas das pessoas, e também torna mais fácil levantar do sofá. A altura e volume do design, combinada com os apoios laterais altos, tornam-no mais confortável e fácil de usar. Quando foi apresentado na Exposição do Grémio de Marcenaria de Copenhaga, os críticos elogiaram o design incondicionalmente e consideraram que este possuía «uma expressão madura, e era o melhor expoente de design de mobiliário moderno.»

Carl Hansen & Son fabrica o sofá de dois lugares, modelo número KK41180, e o sofá de três lugares, modelo número KK41181 em carvalho, nogueira ou carvalho pintado de preto com estofos em pele, estando também disponível em pele de cabra. O sofá de dois lugares mede 40 cm (altura do assento), 86 cm (altura), 80 cm (profundidade) e 134 cm (largura). O sofá de três lugares mede 40 cm (altura do assento), 86 cm (altura), 80 cm (profundidade) e 200 cm (largura).