Peças de luxo portuguesas em Lisboa

Agora que tanto se fala de luxo português, uma verdadeira marca de luxo nacional, fundada no Porto em 1910, abre a sua loja na rua de São Bento. Esta casa com uma história, tradição e colecções reconhecidas nacional e internacionalmente, Luiz Ferreira abre as suas portas na capital lisboeta, no número 302 da movimentada Rua de São Bento, partilhando o legado histórico que a marca transporta no seio da família de geração em geração.

Respeitando a identidade e valores da marca, o projeto de design e remodelação do espaço que veio dar lugar à terceira loja Luiz Ferreira foi levado a cabo pelo Atelier Bastir – Arquitectura e Design de Interiores.

“A abertura desta loja no coração de Lisboa representa uma homenagem ao trabalho desenvolvido pelo meu avô Luiz Ferreira bem como uma afirmação e expressão da marca nos tempos modernos, feita pela terceira geração desta marca de ourivesaria”, refere Matilde Ferreira, neta do ourives Luiz Ferreira e responsável pela nova loja de Lisboa. Refere ainda que estavam reunidas as condições para este passo para a capital, tanto como a cidade está atractiva para investimentos como haver alguém da família a viver na mesma.

No projecto arquitectónico esteve sempre a alma e o requinte que distinguem a Luiz Ferreira, envolvendo os visitantes e clientes numa experiência gratificante que os remete para o mundo da ourivesaria do artista e fundador da marca, Luiz Ferreira. Desta forma, a ourivesaria eleva a fasquia e expõe obras de arte, coleções de joias, artigos de decoração (nomeadamente as famosas molduras em prata) de maneira inovadora dando total destaque à beleza e trabalho minucioso de cada peça. É dado destaque a algumas peças da coleção Bichos, uma coleção de autênticas obras em ouro e prata conjugadas com minerais e matérias-primas como marfim ou jade.

“A opção arquitectónica, de design e decoração deste espaço reporta a vontade de expressar o encontro de gerações, onde linhas clássicas contemporâneas se cruzam com a história e técnica tradicional de trabalhar cada uma das peças. O decorador José Pedro Vieira foi desafiado a decorar um espaço clássico e elegante transmitindo consonância com a perspetiva mais cosmopolita da marca e fê-lo na perfeição”, conclui Matilde Ferreira.

A missão de Luiz Ferreira no mundo da ourivesaria é cumprida pela mão dos seus sucessores, que não deixam desvanecer o precioso ensinamento e continuam a produzir joias, artigos de decoração e os tão conhecidos Bichos para o mercado da Arte.

Sensível à beleza da Natureza e mundo animal, Luiz Ferreira esculpiu, de forma única e irreverente, os contornos de diversos animais dando-lhes quase vida através da sua articulação, originando monumentais esculturas que têm cativado ao longo dos tempos a atenção de ilustres figuras da elite internacional e nacional como os Duques de Windsor, Jacqueline Kennedy Onassis, Papa João Paulo II, Rei Juan Carlos de Espanha, Rainha Isabel II ou a fadista Amália Rodrigues. O revolucionário na arte da ourivesaria portuguesa conquistou também lugar de destaque na Casa Cartier, Dior, Chanel e Tiffany’s & Co.

A marca tem duas lojas no Porto, uma na Rua Trindade Coelho (o primeiro espaço a ser inaugurado) e outra, inaugurada mais tarde, no Hotel Ipanema Park.