Les Petits Nomades, uma exposição inovadora

A primeira colecção Louis Vuitton Les Petits Nomades é inovadora e inventiva, poética e elegante: objectos decorativos para a casa desenhados por alguns dos mais emblemáticos designers contemporâneos. Entre eles, Humberto & Fernando Campana, Atelier Oï, Patricia Urquiola e Marcel Wanders.

Cada objecto Louis Vuitton Les Petits Nomades é um convite a levar para casa uma combinação única da visão criativa de cada designer com o tradicional savoir-faire da Maison. Estes objectos de pequena escala, inspirados pelos Objets Nomades, edições-limitadas e colecionáveis de móveis da Louis Vuitton, são funcionais e bonitas interpretações do design mais inspirador e refinado da marca. Uma forma acessível de partilhar o espírito da Louis Vuitton, Les Petits Nomades são o presente perfeito.

Louis Vuitton Les Petits Nomades:

Os Objectos “Tropicalist Vase” by Humberto & Fernando Campana

Uma cuidadosa construção de 176 “pétalas” revestida a metal de dois tons, o vaso “Tropicalist” é um statement face às diferentes formas como os materiais da Louis Vuitton podem trabalhados.

Os irmãos Campana foram os designers do primeiro Objet Nomade da Louis Vuitton – o Maracatu cabinet de voyage – e foram também eles os criados do vaso “Tropicalist”, que, inspirado por flores da América do Sul, é o mais recente exemplo da sua visão intemporal e da sua exuberância refinada.

Campana Brothers: “Tivemos a sorte de crescer no meio da natureza intensa. O nosso pai era agrônomo e sempre nos rodeou de bonitas plantas. Ensinou-nos a respeitar e a admirar a nossa flora. Mas o mais

importante que nos ensinou foi sobre a alma de um vegetal. E foi esse conceito que temos alargar e trazer para uma dimensão totalmente nova. Nesta colecção, quisemos celebrar a preciosidade da natureza e enviar um sinal de respeito para uma das parte mais importantes do nosso planeta.”

“Origami Flower”, “Leather Rosace Vase and Tray” & “Flower Field Cushion” by Atelier Oï

O estúdio de design suíço Atelier Oï tomou a engenhosa direcção de explorar as propriedades da pele e aplica-las ao icónico savoir-faire da Louis Vuitton. Os resultados são as “Origami Flowers”, 15 flores de pele coloridas e individualmente manufacturadas; o vaso e o tabuleiro denominados “Leather Rosace”, inspirados pelo padrão do Monograma da Maison; e a almofada intitulada “Flower Field”, com o seu padrão em pele dobrada, uma homenagem à cadeira Hammock criado pelo Atelier Oï para a colecção Objets Nomades.

“Overlay Bowl” by Patricia Urquiola

Cada um dos cestos “Overlay Bowl” da designer de Milão Patricia Urquiola é feito apenas com quatro folhas de uma suave, mas resistente, pele Louis Vuitton que são estrategicamente colocadas para formar a peça final. Com harmoniosas mas contrastantes cores, estes cestos – disponíveis em três tamanhos distintos – são feitos à mão um a um, fazendo com que todos sejam peças únicas e um bonito exemplo do savoir-faire da Maison.

“Diamond Mirror” by Marcel Wanders

Em colaboração com a Louis Vuitton, Marcel Wanders apresenta dois “Diamond Mirrors” (2018) como parte da colecção Objets Nomades na Fuori Salone este Abril. Estes espelhos foram desenhados em dois tamanhos diferentes, sendo deles um deles petit. Ambos possuem um octógono central rodeado por 25 pequenos espelhos triangulares e utilizam um design geométrico para criar poéticos reflexos. A estrutura de cada espelho é revestida com a pele Nomade da Louis Vuitton revelando as emblemáticas costuras contrastantes.

O “Petits Diamond Mirrors” é composto por um pesado suporte de latão prateado com um pé de mármore. Os padrões criados pelas suas facetas são reminiscentes de repetidas formas de um outor Objets Nomades de Marcel Wanders: o “Diamond Screen” em pele.

Como a mais recente adição à colecção Louis Vuitton Objets Nomades, estes espelhos combinam um rigoroso design geométrico com subtis reflexos consoante a luz envolvente. Com a sua beleza angular, os “Diamond Mirros” trazem poesia a qualquer espaço.

Marcel Wanders: “Estes espelhos expressam a herança da Louis Vuitton e a sua luxuosa atenção ao detalhe. A sua presença eleva o espírito humano enquanto que reflectem a habilidade que o mundo veio a admirar.”

A colecção Louis Vuitton Les Petits Nomades será apresentada na Fuori Salone em Mião, Itália, de 17 a 22 de Abril.