Como hidratar a barba? o nosso desafio diário

O desafio diário para quem usa barba é, de facto, hidratar a barba para que a pele não seque e começa a escamar. A regra de ouro quando usamos barba, como em qualquer tipo de pêlo facial, é mantê-la cuidada. Porque, ao contrário da opinião popular, barba não é a opção do homem preguiçoso.

Podemos não ter de fazer a barba todas as manhãs, mas requer uma atenção permanente.

Para manter sua barba em ordem, recomenda-se o uso de três utensílios de cuidado pessoal:

•Em primeiro lugar e óbvio, uma máquina de aparar a barba de boa qualidade.

•Depois, não deixar de lado as lâminas de barbear, pois serão necessárias para algum detalhe que escape à máquina ou para ajudar ao contorno. Neste caso, será necessário um gel translúcido que permita ver o barbear e evitar um acabamento irregular.

•Finalmente, necessitamos de investir num par de tesouras pequenas (tesoura de unhas regular) para cortar todos os cabelos dispersos e outras falhas.

Uma das maiores vantagens do barbear regular é a esfoliação diária ou regular. Quando deixamos crescer a barba, perdemos esta ação refrescante e, por isso necessitamos de substituir esse processo com um esfoliante utilizado regularmente.

Para além da esfoliação regular, devemos hidratar quase diariamente a zona das barba. O segredo é usar as pontas dos dedos e certificarmo-nos que alcançamos a pele sob a barba para evitar manchas inestéticas de secura.

Podemos sempre utilizar a sugestão dos nossos pais que é fazer chá de camomila e aplicar na barba directamente (quando estiver frio) deixando a pele absorver. Os antigos diziam ter qualidades hidratantes.

Do mesmo modo com o cabelo, devemos utilizar um condicionador também na barba para evitar que o pêlo fique seco, quebradiço e difícil de controlar. Massagear com uma pequena porção durante a rotina de banho e notaremos uma diferença enorme. Não esquecer o outro segredo, um bom óleo para amaciar os pêlos faciais.