Portugueses entre os finalistas de Lexus Design Award

A Lexus Internacional anunciou hoje os 12 finalistas do prestigiado Lexus Design Award 2018. Na sua sexta edição, o concurso internacional convida jovens designers a desenvolver trabalhos com base no conceito deste ano “CO-“. Derivado do prefixo latino, “CO-“ que significa: com ou em harmonia com. O conceito explora o potencial do design na busca de soluções e na superação de barreiras e desafios globais, através da integração harmoniosa da natureza e da sociedade.

A edição deste ano registou um nível de participação sem precedentes: mais de 1300 inscrições, originárias de 68 países. Sir David Adjaye, um dos membros do júri observou: “Foi emocionante descobrir como a próxima geração de designers se inspira em novos conceitos e filosofias, que se traduzem em soluções inovadoras para as preocupações fundamentais da atualidade”. Depois do sucesso atingido pelos anteriores finalistas – como é o caso de “Iris” de 2014 por Sebastian Scherer, que venceu o German Design Award 2016, ou o “Sense-Wear” de 2015, pela Caravan, que conquistou o Concurso de Tecnologias Portáteis da Veneza Design Week em 2016 – foram escolhidos os 12 finalistas deste ano, por um painel que inclui referências como os arquitectos David Adjaye e Shigeru Ban.

Dos 12 finalistas, 4 conquistaram a oportunidade de desenvolver o seu próprio protótipo, tendo como mentores os conceituados Lindsey Adelman, Jessica Walsh, Sou Fujimoto e Formafantasma.

Portugal conquistou um lugar nos “final four”. Brimet Fernandes da Silva e Ana Trindade Fonseca, DIGITALAB, representarão o nosso País com o projeto CO-Rks, sistema que trabalha com fio de cortiça, material sustentável que recorre a computação para gerar produtos de design. Nesta fase final terão como mentora Lindsey Adelman.

Para além da dupla portuguesa, estão entre os 4 finalistas os projetos:

  • Honest Egg, aesthetid {Paul Yong Rit Fui (Malásia), Jaihar Jailani Bin Ismail (Malásia)}:

Mentor: Jessica Walsh

Tecnologia de conexão (Pigmento de tinta inteligente) e Design (Indicador) para provar a comestibilidade do ovo.

  • Cultivador de Fibra Reciclado, Eriko Yokoi (Japão):

Mentor: Sou Fujimoto

Co-fusão entre têxtil e design verde, para a reutilização de roupas usadas.

  • Teste de Hipotéticos, Fábrica de Extrapolação {Christopher Woebken(Alemanha), Elliott P. Montgomery (EUA)}:

Mentor: Formafantasma

Local imaginário de teste, construído colaborativamente, para experimentar relações especulativas entre sociedade, tecnologia e meio ambiente.

Os quatro protótipos e os restantes 8 projetos finalistas serão exibidos durante o Lexus Design Event, parte integrante da Semana de Design de Milão*, em abril, onde os 12 projectos selecionados serão exibidos perante o júri e os media internacionais. Terminada a apresentação, será encontrado o grande vencedor. Pormenores adicionais sobre a presença da Lexus na Semana de Design de Milão 2018 * serão anunciados em meados de fevereiro no site oficial do Lexus Design Event.