Mudar o nome para simplificar

Mudar é fazer caminho e ao entrar no nosso quinto ano de existência, a primeira plataforma digital independente de moda e lifestyle masculino entregou a gestão de parcerias e imagem à WeCanFly. Com uma previsão de surpresas a vários níveis seja na estrutura como estratégia comercial.

A primeira mudança é o naming, passando o projecto a ser designado por TheGentleman.pt, sublinhando o seu posicionamento como diário de viagem ao mundo da moda masculina, que responde a uma necessidade evidente do mercado: os homens estão cada vez mais atentos à imagem, mas falta-lhes acuidade estética e tempo. Neste sentido, o site continua a ser um jornal diário com tendências, novidades e dicas.

A mudança sublinha o caracter nacional da plataforma mas com muitos seguidores nos países lusófonos. O nome Gentleman’s Mail fica associado à newsletter habitual que será o próximo passo da plataforma.

Um fato escuro, um blazer azul, camisas brancas de punho simples ou duplo, um lenço na lapela, duas ou três gravatas lisas, jeans, sapatos confortáveis, óculos escuros, cremes faciais, perfume, são os básicos para qualquer homem, mas o corte adequado à silhueta, a mistura das cores, os acessórios certos fazem toda a diferença no conjunto. É essa a arte.

João Jacinto Freitas Ferreira é o Gentleman, fundador do site. Um clássico nada conservador, como define o seu estilo. Licenciado em Teologia, colaborou em diversos projectos culturais, passou, entre outras, pelas agências de comunicação Mediamind e Global Press, foi relações públicas no restaurante Bica do Sapato e Eleven e fez parte da equipa pontual da ModaLisboa.

“A truly elegante taste is generally accompanied with excellency of heart” 

(Henry Fielding)

Nesse sentido, o TheGentleman.pt não é apenas um site de moda, acompanha também as novidades da cultura e do lifestyle, porque a elegância é um conceito holístico, que envolve cabeça, corpo e alma.

Lançado em 2013, o TheGentleman.pt é dirigido ao homem português, mas onde as mulheres podem aprender e passar a mensagem aos mais desatentos. O número de seguidores tem aumentado e conta cerca de 11.000 visualizações mensais. O interesse nesta área resultou numa crónica semanal na página da revista masculina Maxim e na colaboração com o programa Passadeira Vermelha, do canal por cabo SIC Caras.

Em Março de 2014, em parceria com o fotógrafo Mário Príncipe e Xana Guerra (Pulp Fashion) apresentou a exposição Portuguese Men by GJ, na Galeria 3+1, em Lisboa. Em Setembro desse ano, juntou-se à Vogue Fashion’s Night Out celebrando a moda masculina, no Vintage Lisboa Hotel. Em 2015, ganha o prémio de blogger do ano pelo canal E! e lança alguns acessórios para homem com o nome do site. Nesse ano, na VFNO coordena uma conferência sobre Moda e Teatro em Setembro. De momento, integra a bolsa de especialistas da revista Visão onde escreve crónica mensal sobre moda masculina. É consultado por várias publicações nomeadamente o jornal Público e Expresso para falar sobre menswear. Considerado pela GQ Portugal como um site a não perder.

Em 2016, com três anos de existência, o site renovado no seu formato lança-se no caminho dos serviços ao homem português com Gentleman’s Consulting. Este serviço dividido em duas facetas: individual, onde o homem tem à sua disposição três profissionais que o ajudam na mudança de imagem e de vida – coach, PT/nutrição e Imagem pessoal-; Comercial, onde poderá encontrar soluções de venda e retalho para optimizar o serviço de loja e atendimento das marcas.

Em 2017, lança-se no serviço de consultoria de imprensa e comunicação dentro do Gentleman’s Consulting.