Ser feliz e ajudar os outros a ser

Acaba de ser lançado um novo projecto empresarial de índole social denominado Kutsaka, que significa em changana, dialeto local moçambicano, “ser feliz” ou “felicidade”. O The Gentleman’s Mail, durante o mês de Dezembro, junta-se a esta iniciativa ajudando na sua divulgação. Em cada artigo, haverá um display onde poderão entrar no facebook do Kutsaka, para conhecer, ajudar e divulgar.

Virginia Coutinho, empreendedora digital e fundadora da Kutsaka apresenta este projecto como “algo que tinha em mente desde a minha visita a Moçambique no início deste ano, enquanto voluntária. Procurei criar algo que fosse uma mais valia em todo o processo de económico. Ou seja, desde a produção, à comercialização e distribuição das receitas, tudo fosse 100% transparente e justo, bem como trouxesse uma ligação entre os consumidores e as causas a apoiar.”

A Kutsaka irá produzir numa primeira fase, em parceria com a AIREV (http://airev.pt), materiais decorativos como colares e almofadas, com capulanas (tecidos africanos) adquiridas a comerciantes locais em Moçambique. Assim sendo a Kutsaka estará a apoiar não só o desenvolvimento da economia local, como apoiará o desenvolvimento de actividades da AIREV com jovens com deficiências mentais, revertendo o lucro obtido da venda destes produtos para apoiar dois projectos em Moçambique.

Os planos de futuro deste projecto, centram-se no alargamento da oferta de produtos possíveis de adquirir, bem como numa repartição dos lucros para mais projetos estruturais em Moçambique.

Desde já a aposta é de apoiar a compra de máquinas e formação em costura para jovens de famílias carenciadas em Gaza (através da ONG Um Pequeno Gesto) e a compra de lancheiras térmicas para distribuição de comida em bairros sociais em Maputo a crianças e jovens (através da plataforma Makobo).

Já em 2018 está previsto abranger também projectos sociais de formação e de estruturas em Moçambique.

A aposta deste projecto empresarial social, assenta na transparência, na seleção de causas e projetos de impacto social imediato e estruturante, bem como nos princípios de comércio justo, sendo possível a cada consumidor conhecer no momento da aquisição de cada produto o custo da cadeia de valor na sua produção, promoção e distribuição.

Para poder conhecer e adquirir os produtos Kutsaka deverá aceder à loja online no facebook do projeto em https://www.facebook.com/Kutsaka.pt/ ou através do website do projeto www.kutsaka.pt