Novidades do Oriente

Novidades do Oriente

Nikka, marca conhecida pela produção de whiskies japoneses, lança agora o primeiro gin e vodka destilados segundo o método Coffey. Nikka Coffey Gin e Nikka Coffey Vodka chegam ao mercado português este outono, provenientes da destilaria Miyagikyo, onde a marca possui dois alambiques Coffey cujo método é a destilação contínua. Importados da Escócia, em 1963, estes alambiques antigos produzem spirits muito redondos, com um caráter distintivo que define os blends com assinatura Nikka.

O Nikka Coffey Gin é produzido com 11 botânicos onde para além dos tradicionais como coentros, casca de limão, laranja e sumo de maçã, se incluem também um conjunto de cítricos japoneses como yuzu, kabosu, amanatsu e shikuwasa. O resultado é um gin rico, com uma textura sedosa e uma complexidade aromática impressionante. Já a Nikka Coffey Vodka apresenta-se como a expressão mais pura do estilo ‘Coffey’, captando o sabor suave e delicado do milho e da cevada.

Tendo já uma longa experiência na produção de bebidas espirituosas, a empresa tem vindo aprofundar o método Coffey. Em 2012 lançou a gama ‘Nikka Coffey’ com o whisky Nikka Coffey Grain e dois anos depois com o Nikka Coffey Malt. Estes alambiques de estilo contínuo foram desenvolvidos pelo irlandês Aeneas Coffey em 1830.  Masataka Taketsuru, fundador da Nikka Whiskey Distilling Company, importou para o Japão, em 1963, os alambiques Coffey iniciando a produção segundo este método.

A marca Nikka é criação do japonês Masataka Taketsuro, nascido na cidade de Takehara, a 60km de Hiroxima. Em 1919, Filho de uma família de produção de Sake foi recrutado pela Settsu Shuzo Company para produzir o primeiro autêntico Whisky japonês. Com formação em química, o jovem decide partir para a Escócia com o objetivo de descobrir todos os segredos da produção deste spirit. Pouco antes da Segunda Guerra Mundial, em 1952, Masataka Taketsuru funda a Nikka Whisky e estabelece a produção dos seus whiskies em duas destilarias atualmente ainda em funcionamento: Yoichi e Miyagikyo. Masataka Taketsuru é considerado o verdadeiro pai do Whiskie japonês e o seu legado mantém-se vivo através dos produtos marcantes que Nikka produz.

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Novidades do Oriente

bookmark_border

mais em Lifestyle

Emblemáticas cidades europeias nos nossos pés

a redireccionar em 10 segundos