Sushi na Cidade

Na passada sexta-feira fomos experimentar a nova carta de um dos melhores restaurantes de sushi de Lisboa, encontrámos o ambiente que já faz jus do local, sofisticado, acolhedor e perfeito para os amantes de sushi, que podem escolher entre 5 espaços diferentes: esplanada, bar, sushi bar, zona japonesa e zona ondular.

A nova carta implica mais preparação, obriga a equipa a evoluir e eleva a experiência a um nível ainda mais desafiador… refinado. A oferta é ainda maior e passa, por exemplo, a incluir 25 proteínas do mar, mais dez do que anteriormente. O sushiman do Avenida SushiCafé quer levar o público a descobrir novos sabores, a pensar sobre eles e a deixar-se levar.

Este é mais um passo na consolidação do conceito do restau- rante. Algumas referências do passado mantêm-se, mas é na criação de novos argumentos de caraterísticas próprias da cultura japonesa que incide esta nova etapa do Avenida. A atenção sobre a diversidade do produto, sobretudo do peixe e da sua relação com a gastronomia japonesa, foi redobrada, e isso sente-se quando se prova o novo menu.

O menu de degustação, composto por 8 pratos, permite uma passagem concisa por vários novos argumentos das mais re- centes criações do chef. Em alternativa, a escolha a la carte divide-se pelas categorias de sushi, sashimi, tataki, usuzukuri, nigiri, gunkan e maki e contempla ainda uma simples e original seleção de sobremesas.

Mas, não se trata apenas somente de uma nova carta. O Avenida SushiCafé tem toda uma nova vida: para breve estão também previstas alterações no espaço e no conceito de bar. “As coisas acontecem quando há um caminho claro pela frente e sentimos que podemos avançar. Estamos prontos para a corrida”, palavra de Manuel Salema, sócio fundador do grupo.

Culpado de todas as criações que se poderão conhecer à mesa (e de muitos momentos de deleite…), Daniel Rente tem na cozinha a sua casa. Nunca imaginou ser sushiman, mas acabou por ser apanhado pela onda da comida japonesa, num tempo em que o sushi ainda nem era #trendy. Lidera a cozinha do Avenida, mas vai passando também pelos outros restaurantes do grupo, onde faz consultoria e dá formação. Diz que “montar um rolo de sushi é como montar uma composição”, o que faz parecer o acto fácil — os anos de trabalho e o conhecimento acumulado ajudam com certeza. Em breve, vamos todos conhece-lo melhor. A ele e à sua “arte”.

 

Rua Barata Salgueiro, 28 – 1250-044 Lisboa
211 928 158