Gentlemen’s Talks – Pedro Simões Dias

Retomamos as nossas conversas com gentlemen para ouvir Pedro Simões Dias, um advogado do Direito de Autor e da Internet, coleccionador e crítico de perfumes de nicho, co-autor do projecto Learning Around the Cuco  e criador do blog www.sotdclub.com.

Depois de termos estado presente no lançamento dos seus aromas Comporta Perfumes, percebemos que tínhamos de falar com este amante de fragrâncias com um estilo especial. A elegância física está intimamente ligada ao olfacto apurado e exigente de quem procura o melhor nos perfumes.

1.       O que faz um homem ser elegante?

O sentir-se sóbrio, enigmático e discreto, mesmo que os outros não o achem. Ter-se algum magnetismo (sem espalhafato), também ajuda.
2. Quais são as peças imprescindíveis no seu guarda-roupa?

Sou um fanático de calças (quase coleccionei as calças Marco Pescarolo), muitas com cores fortes (adoro calças amarelas) ou brancas. E écharpes Faliero Sarti.
3. Tem role models na elegância masculina? Figuras que o inspirem?

Tenho: um padrão de loucura (Wilde), desprendimento (Steve McQueen) e linhagem moderna (Lapo Elkann) a que nunca chegarei.

4. Aromas, perfumes, uma paixão na vida de um advogado?

Sim. A vida deve ser feita de prismas que se misturam e se completam. Eu gosto de perfumes porque não existe mais nada que se coloque na pele (a ideia de algo a tocar na pele é sempre poderosíssima), é relativamente invisível, dá-nos prazer a nós e aos outros e, passado um tempo, desaparece. Acho irresistível a efemeridade associada a este prazer.

5. Comporta perfumes, como surgiu a ideia?

A Comporta é uma zona com uma diversidade de cheiros única. Esses cheiros e ambientes levaram-me a pensar em 6 histórias, momentos ou factos muito facilmente transponíveis para uma colecção de perfumes pessoais. Admito que a Comporta vá ser uma das três ou quatro marcas portuguesas de cariz universal (quando pensadas para um determinado segmento).