8 de Março – #UnitedByHalf

Reafirmando o seu compromisso para com a emancipação da mulher em todo o mundo, a United Colors of Benetton lança #UnitedByHalf por ocasião do Dia Internacional da Mulher.

Esta campanha de promoção da emancipação da mulher foi desenvolvida na Índia e será difundida em todo o mundo.

Em mais de cinquenta anos de defesa de questões sociais, e mais recentemente da melhoria das condições de vida das mulheres, através do seu Programa de Emancipação da Mulher, esta é a primeira vez que a Benetton desafia diretamente comportamentos sociais que ainda prevalecem num dos seus principais mercados globais.

A nova campanha #UnitedByHalf – tal como a #UnitedbyDonts, uma campanha lançada em toda a Índia no ano passado – tem como objectivo dar mais voz às preocupações sociais que estão na origem da criação do Programa de Emancipação da Mulher e dos seus respetivos projetos. Ambas as campanhas desafiam diretamente os estereótipos sociais na Índia em torno do papel da mulher.

A nova campanha lançada na India no Dia de São Valentim, como o apoio de algumas das principais figuras e celebridades influenciadoras do país, pretende promover uma maior igualdade para a mulher nas suas relações. Ao lançar esta campanha a nível global no Dia Internacional da Mulher, pretende-se assim mobilizar as pessoas a pensarem, falarem e agirem no sentido de uma maior emancipação da mulher.

Estas campanhas inserem-se no âmbito mais alargado do Programa de Emancipação da Mulher da Benetton. Tendo por base o objectivo da marca de defesa de maior igualdade de género e emancipação da mulher o Grupo Benetton identificou cinco grandes prioridades de acordo com a agenda da ONU: condições de vida sustentáveis, não discriminação e igualdade de oportunidades, ensino de qualidade, acesso a cuidados de saúde e luta contra a violência.

Chiara Mio, que lidera o Programa de Sustentabilidade do Grupo Benetton e todas as iniciativas do Programa de Emancipação da Mulher, disse: “É com muito orgulho que trabalhamos em projetos destes com vista a melhorar a vida das mulheres em países em desenvolvimento, agora com maior incidência na Índia, e queremos fazer mais. Esta nova campanha leva esta mensagem de emancipação da mulher diretamente para os nossos mercados globais, nomeadamente para a área do vestuário masculino.”

A Índia é o maior Mercado da Benetton fora de Itália e esta marca é particularmente popular entre os homens, um dos principais alvos desta campanha que pretende levar os homens a reconhecerem as mulheres como parceiros iguais, reforçando ao mesmo tempo a necessidade de genuína igualdade.

O vídeo com o lançamento da #UnitedByHalf na Índia será difundido em todo o mundo no âmbito da nova campanha. O mesmo apresenta mulheres e homens como parceiros iguais e mostra mulheres acompanhadas dos seus parceiros, sem as restrições dos tabus sociais que ainda são muito comuns na Índia e noutros mercados em países em desenvolvimento.

Falando sobre a campanha, Sundeep Chugh, presidente executivo e director de marketing da Benetton India, afirmou, “As questões da segurança das mulheres e da igualdade de género sempre foram muito importantes para nós e promovemo-las através do Programa de Emancipação da Mulher, uma iniciativa a longo prazo de apoio aos direitos das mulheres em todo o mundo. A #UnitedByHalf não é apenas um apelo no sentido da igualdade de oportunidades para as mulheres de todos os estratos mas insta também os homens a reconhecerem a outra metade do país, ou melhor, do mundo, e aceitá-las como parceiros em igualdade de circunstâncias.

A primeira fase da campanha foi muito bem-sucedida e estamos certos que tocou as vidas de muitos. Vamos continuar estes esforços neste Dia da Mulher e celebrar as mulheres e os homens como parceiros iguais.”

Ao estabelecer como prioridade a igualdade de género e a segurança das mulheres, a Benetton está a implementar assim os principais elementos do seu roteiro da sustentabilidade global, o Programa de Emancipação da Mulher, um programa a longo prazo do Grupo Benetton destinado a apoiar a emancipação da mulher em todo o mundo.