O’phélia, uma cerveja lusitana

Depois de dez meses a estagiar em barris de whiskey Jameson, eis que finalmente é apresentada a nova cerveja artesanal, O’phélia, resultado de uma parceria entre Jameson Irish Whiskey e a cerveja Maldita sendo um projecto inovador e pioneiro em Portugal.

Com o objectivo de poder oferecer aos amantes de whiskey, e de cerveja artesanal, uma experiência de consumo exclusiva e inesquecível, as duas marcas uniram-se para que, num processo surpreendente, criassem uma nova cerveja.

O’phelia é uma cerveja artesanal, de base Irish Red Ale, embora aqui o resultado seja o de uma cerveja mais robusta graças ao estágio que lhe foi conferido nos barris de Jameson, tendo ganho fortes notas de carvalho e um final de boca de sabor a caramelo.

Esta ideia surgiu após o lançamento internacional da edição de Jameson Caskmates, um whiskey envelhecido em barris de cerveja artesanal.

Segundo Bruno Calvão, Director de Marketing da Pernod Ricard Portugal, “quisemos replicar a primeira fase deste processo em Portugal, convidando uma microcervejeira artesanal nacional a quem cedemos alguns barris carregados de sabor de Jameson para que neles, uma nova cerveja portuguesa também pudesse estagiar.

O resultado é O’phélia, uma cerveja extraordinária que nos remete para um processo ímpar no sector dando aos nossos consumidores uma nova experiência de consumo”.

Para Gonçalo Faustino, Headbrewer da Faustino Microcervejeira, empresa produtora da cerveja Maldita, “na nossa empresa procuramos sempre inovar e foi, exatamente, com esse espírito que aceitámos a idea de Jameson, que nos permitiu envelhecer uma cerveja em barris de whiskey. A tradição do whiskey, tal com a da cerveja, reveste-se de um cariz artesanal, onde a persistência, a dedicação e a paixão são peças essenciais.

Foi uma ligação sensacional que nos permitiu ficar a conhecer mais sobre o processo de produção de whiskey e contribuir para a criação de uma nova experiência no mercado das cervejas artesanais em Portugal”.

Desta parceria resultou uma edição especial de apenas 3.500 garrafas.