Onde a carne é rainha

Em Lisboa, em plena Praça do Comércio, coração alfacinha e a poucos passos do Rio Tejo, fomos encontrar uma boa surpresa (têm sido bastantes em Lisboa) e a mais recente aposta do Pestana Hotel Group, o RIB BEEF & WINE LISBOA.

Ou seja, o restaurante que se tornou uma referência no Porto em menos de um ano, assentou arraiais na capital para delícia de nós todos, apreciadores de carne. Uma sexta-feira à noite recheada de bons pratos e bom vinho, como deve ser. Para além disso, um staff que, mesmo estando a começar, promete e um espaço cheio em plena Baixa.

Temos a recomendar os croquetes, nossos conhecidos do Porto, com molho de cebola fumada, camarões com malagueta e macieira de entrada e o tataki de atum.

Claro, que a carne é rainha e por isso o cowboy steak é o principal manjar que não podemos perder. Existem pratos vegetarianos para os que não se aventuram na carne, podem ficar descansados!

O conceito inovador e que foi caso de sucesso a Norte, pelas mãos do chef Rui Martins, recentemente eleito Chef do Ano 2016, mantém-se: aliar uma boa localização geográfica, a uma excelente carta de autor com carnes de elevada qualidade e bons cortes e onde a partilha é uma das características fundamentais.

No RIB BEEF & WINE LISBOA encontramos a liderança do chef Luís Rodrigues e uma variadíssima carta de autor onde é notória a inspiração na cultura e nas vivências da cidade. Um exemplo visível é o Camarão frito com Macieira e malagueta, inspirado nas icónicas cervejarias de Lisboa. As novidades foram pensadas também para os molhos que acompanham todas as carnes. Destaque para o Marrare, um molho que homenageia um dos mais célebres cafés lisboetas do início do século XX onde se reuniam boémios e marialvas da época e que esteve na origem do famoso “bife à café”.

Em relação aos pratos principais encontramos um vasto leque de opções de cortes com sabores e texturas definidas: o RIB Eye (ligeiro marmoreado, suculento e com boa profundidade de sabor); o Cowboy Steak (corte de novilho maturado a 28 dias, suculento e saboroso) ou a Vazia maturada a 60 dias, entre outras opções.

Uma pequena e importante maravilha é a grande opção de acompanhamentos e onde as novidades recaem sobre o À Brás de Legumes (que é o nosso favorito) e o Arroz de Grelos e Chouriça de Cebola. Os vegetarianos também são bem-vindos, para eles estão reservadas as Cool Alternatives como o Risotto de beterraba, pinhão tostado e maçã verde; ou a Salada de Cecina com couve roxa, balsâmico e mel.

Para surpreender os mais gulosos e à semelhança da sobremesa designada Porto que integra a carta do restaurante no Norte, surge uma homenagem à capital: um arrojado pastel de Nata com gelado de canela e com a típica ginjinha, designado Lisboa.

Localizado na principal praça lisboeta recentemente reabilitada e ponto de passagem diário de milhares de pessoas, o RIB BEEF & WINE é um restaurante que pretende atrair não só turistas como os alfacinhas e com uma carta e preços transversais a todos. Ao almoço o restaurante é o local ideal para encontros de negócios, disponibilizando durante a semana um Lunch Meating (Menu Executivo) a 15€.

Com uma garrafeira onde é possível encontrar mais de 120 referências de vinhos, o RIB BEEF & WINE LISBOA mantém o espírito trendy e cosmopolita, a que a versão portuense já nos habituou. Com porta aberta para o Tejo é também uma excelente opção para jantares com amigos e como night spot, dispondo de um mixologist bar com dj hub. O ponto de partida para os que partem à descoberta da cidade das 7 colinas.