Velocidade com estilo

Velocidade com estilo

Quem em Lisboa, nunca pensou num meio de transporte destes? Cada vez mais é o desejo de qualquer cidadão. Em tempo de obras ou mesmo quando não existem, para fugirmos ao trânsito e engarrafamentos.

E assim, 19 anos depois do lançamento do primeiro modelo e com mais de 900 mil unidades vendidas em todo o mundo, a nova Piaggio Liberty foi completamente renovada.

Mantendo os valores que inspiraram o modelo original, a nova Liberty surge como um veículo leve e robusto, de fácil condução e com um desempenho excecional.  Na vanguarda da tecnologia ao serviço da segurança, a nova Piaggio Liberty incorpora de série sistema de travagem ABS (na versão 125) compatível com o Euro 4.

Mais do que uma simples evolução, a nova Piaggio Liberty, é um veiculo completamente novo e tecnologicamente avançado. Mantendo coerência com as suas origens a nova Liberty tem as suas dimensões aumentadas tornando o veículo mais confortável e seguro, graças ao diâmetro superior da roda dianteira. Neste novo modelo permanece inalterado o peso (leve), a facilidade de condução e o charme natural do veículo que, durante gerações, respondeu às exigências dos condutores que valorizam a mobilidade, segura e fácil, com baixos custos operacionais.´

liberty-125-2

A família de motores Piaggio I-Get Euro 4 na versão refrigerada a ar é introduzida pela primeira vez na Liberty.  Os novos motores, com níveis de qualidade e fiabilidade superiores, garantem um consumo e emissões inferiores, graças ao desenho de natureza modular que aumenta a eficiência de cada parte individualmente a fim de contribuir para maximizar o desempenho.

Disponível em duas versões (50 e 125 cc) os motores a 4 tempos da Piaggio Liberty são ultramodernos, tendo cada detalhe, desde o escape até ao filtro de ar, sido desenhado para tornar a condução mais suave e silenciosa. Piaggio I-Get 125 cc é um motor monocilindro, completamente novo, tanto em termos de componentes mecânicos como de gestão eletrónica.  Especial destaque para o novo motor de arranque (70% mais silencioso) e para a cobertura da caixa de velocidades (que reduz o ruído e aumenta a rigidez).

liberty-125-24

Um cuidado especial foi ainda dedicado ao desenvolvimento da nova embraiagem cujas características maximizam o prazer de condução ao proporcionar uma aceleração mais suave no típico “pára-arranca” do trânsito citadino. O escape, também totalmente novo, torna o motor mais silencioso garantindo em simultâneo um timbre mais completo e agradável.

Desenvolvida para garantir e maximizar a segurança, a nova Liberty integra um quadro completamente novo, com uma estrutura sólida de suporte único em aço tubular com elementos de chapa de metal prensados. A nova rigidez torsional (+15%) e longitudinal (aumentada em 17%) garantem uma melhor maneabilidade e estabilidade de condução aumentando a sensação de controlo absoluto do veículo.

Na parte dianteira, uma forquilha telescópica hidráulica opera com geometria renovada. O amortecedor traseiro único de ação dupla, ajustável na pré-carga da mola, permite que a Liberty se adapte ao peso do condutor e do passageiro.

Com uma posição de destaque no segmento “roda alta” a nova Liberty aumenta o diâmetro da roda dianteira (passando de 15’’ para 16’’).  O aro traseiro de 14’’ integra um generoso pneu de 100/80, garantindo estabilidade e aderência mesmo em velocidades mais elevadas, sem comprometer a agilidade da lendária scooter.

O sistema ABS de controlo eletrónico de travagem (disponível na versão 125cc) desenvolvido pela Piaggio em parceria com a Bosh evita que a roda dianteira bloqueie nas paragens súbitas ou em superfícies escorregadias.  Em todas as versões (incluindo a 50 cc) o sistema de travagem é constituído por um disco dianteiro de 240 mm e um tambor traseiro de 140 mm.

A elevada qualidade dos componentes da Piaggio Liberty – como o duplo cabo de acelerador, que permite fechar mecanicamente o corpo de injeção, ou sensor de inclinação, que desliga imediatamente o motor em caso de queda – garantem a máxima segurança de condução.

Ao longo dos anos a Piaggio Liberty sempre marcou o segmento das scooters de roda alta: a representação perfeita do estilo italiano e a elegância do veículo tornou a Liberty distinta num segmento onde a beleza é muitas vezes sacrificada em detrimento da funcionalidade.

A mais recente versão da Liberty incorpora todo o estilo característico da sua herança. Com um harmonioso e fluído design, a nova Liberty torna-se mais dinâmica, maior e mais confortável, apresentando uma ergonomia geral que coloca o condutor (masculino ou feminino) no centro da sua atenção: a carenagem frontal torna-se mais protectora; os faróis dianteiros em LED, garantem a visibilidade do veículo, de dia e de noite; o novo guiador integra novos comandos de controlo de luzes e a nova instrumentação eletrónica integra um display LCD com controlo no guiador.

Na zona do porta luvas, graças ao deslocamento da bateria, o espaço foi praticamente duplicado, passando de 2 para 4 litros. Também o espaço para armazenamento de carga ou capacete (localizado sob o assento) foi aumentado em 30%, passando de 12,5 para 17 litros.

Um novo nível de conforto é introduzido na nova Piaggio Liberty: a parte central do veículo é agora mais confortável tanto para o condutor como (graças ao poisa-pés rebatível) para o passageiro.  O selim, completamente remodelado e particularmente grande, foi alongado para um maior conforto quando utilizado por duas pessoas.

A nova Piaggio apresenta-se em duas configurações: a clássica, dedicada aos condutores mais maduros, disponível em branco, azul e castanho e a desportiva (Liberty S) que se destaca pelas cores mais ousadas (vermelho e prateado) preferidas por condutores mais jovens e dinâmicos.

Para além dos mais tradicionais e clássicos acessórios, a Piaggio desenvolveu para a nova Liberty uma gama especifica, altamente tecnológica e com verdadeiros exclusivos para uma scooter desta categoria: sistema de anti-roubo eletrónico; localizador de veículo; Piaggio Multimedia Platform (PMP) e dispositivo de navegação GPS desenvolvido pela Tom Tom para scooters (Tom Tom Vio Piaggio edição especial).

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Velocidade com estilo

bookmark_border

mais em Lifestyle

Início do ano, casa renovada?

a redireccionar em 10 segundos