Um Hibrído renovado

Peça incontestável dentro da gama de modelos premium da Lexus, o modelo IS atingiu, em julho de 2016, o marco de 1 milhão de automóveis vendidos em todo o mundo. O modelo IS foi o primeiro Lexus a ser concebido com base nas preferências dos Europeus. Portugal não é exceção e o IS é, atualmente, o modelo mais vendido da gama.

A viver em pleno a terceira geração, o Lexus IS foi alvo de alterações naturais a um modelo a meio do ciclo de vida. As transformações operadas no IS ultrapassam a simples cosmética, demonstrando compromisso em alcançar o melhor desempenho dinâmico possível, a par do refinamento do estilo requintado e de um habitáculo que reflete por inteiro o que é a qualidade artesanal dos mestres artesãos, conforto soberbo e a funcionalidade enraizada no criteriosamente definido conceito do interface Homem-Máquina (HMI).

A terceira e atual geração do IS marcou o início de uma nova era para este modelo com a introdução do sistema Lexus Hybrid Drive nesta gama pela primeira vez. Desde o lançamento desta geração, em 2013, o IS 300h provou ser, de longe, a escolha mais popular para os clientes europeus. O IS continua a ocupar um lugar fundamental na gama mundial de modelos da Lexus, atualmente comercializada em mais de 70 países e alcançando mais de 6000 vendas por mês.

“Depois de meses passados a traçar esboços e a desenhar em computador, os nossos artesãos estavam prontos para modelar a carroçaria. Embora mantendo a sua postura atlética e a sua longa linha do tejadilho de coupé, conseguimos dar ao IS um visual mais marcante.

Entre os novos elementos de design destacam-se a mais proeminente grelha trapezoidal, a linha lateral ascendente mais evidente e uma iluminação LED a lembrar artigos de joalharia, que combinam para dar origem ao IS mais distinto que jamais construímos”, explica Naoki Kobayashi, engenheiro-chefe e líder da equipa de designers que, antes de iniciar o trabalho, viajou pelo mundo entrevistando clientes e procurando inspiração.

A equipe de Kobayashi dedicou mais tempo e atenção do que alguma vez fizera num programa de renovação de um automóvel a meio do seu ciclo de vida, tendo chegado mesmo a levar a cabo intensos testes de estrada e em pista, prova dos cada vez mais elevados padrões de exigência que a Lexus está a aplicar no desenvolvimento dos seus veículos.

Os novos componentes de baixo peso da suspensão e os ajustes feitos nas molas helicoidais, nos amortecedores e na barra estabilizadora contribuem, no seu todo, para uma condução mais gratificante, sem diminuir o conforto de condução.

O novo modelo faz também chegar aos utilizadores os benefícios do Lexus Safety System+, que permite equipar este automóvel com uma série de recursos avançados de tecnologia que podem ajudar a evitar acidentes e a reduzir as suas consequências. Tecnologias como o Monitor de Ângulo Morto (BSM) e o Alerta de Tráfego Transversal na Traseira (RCTA) transmitem uma série de avisos melhorados acerca de potenciais riscos que não foram vistos pelo condutor e os faróis LED geram um campo de iluminação mais longo e mais largo durante a condução noturna.

A atenção que foi dada aos detalhes pode ser testemunhada no habitáculo, com ajustes pequenos mas significativos na forma, posicionamento e aspeto de vários comandos, refletindo não só uma maior qualidade sensorial como também um foco no desempenho superior do HMI. Entre as principais alterações incluem-se o monitor de alta resolução maior (de 10,3 polegadas) do sistema de multimédia Lexus Premium Navigation e a disponibilidade de novas inserções em madeira escura gravada a laser, tal como vimos pela primeira vez no novo SUV de luxo RX.

Os novos desenhos das jantes em liga leve, a renovada paleta de cores para o exterior e para o habitáculo e uma mais potente instalação de áudio Pioneer Premium Sound com 10 altifalantes, aumentam ainda mais o apelo em crescendo do novo IS 300h. A gama mantém a sua comprovada motorização: Full Hybrid.