Gentlemen’s Talks – Angelo Rodrigues

Ângelo Rodrigues nasceu em 1987, frequenta a licenciatura em Teatro na Escola Superior de Teatro e Cinema e é um dos mais talentosos actores da sua geração.

No cinema trabalhou com diversos realizadores como Mónica Santana Baptista, António Pedro Vasconcelos, Rui Vieira, Joaquim Leitão, entre outros. No teatro trabalhou com vários encenadores, entre os quais Pedro Matos, John Romão, Maria João Vicente e Jorge Castro Guedes.

O percurso profissional de Ângelo Rodrigues tem sido pautado por diversos momentos de distinção, motivo pelo qual os media o consideram um galã dos jovens actores. Foi nomeado na categoria Actor Revelação nos Globos de Ouro e foi vencedor do prémio Actor Revelação pela TV 7Dias. As revistas Caras e Lux elegeram Ângelo como o português com mais estilo e mais sexy em 2012. O canal internacional E! Entertainement deu-lhe o galardão de personalidade masculina que mais se distingui na passadeira vermelha de eventos em 2013, nos Prémios E! Red Carpet Portugal 2014.

IMG_9233

Tem-se associado, numa vertente solidária, a diversas instituições sociais ligadas a crianças. Em 2013, associou-se ao Projecto Tudo Vai Melhorar, uma iniciativa mundial, que se baseia na transmissão de uma mensagem global de esperança, com vídeos de pessoas anónimas e de figuras públicas, aos jovens LGBT de todo o Mundo e de luta contra o bullying.  É também o novo padrinho da associação Happier Teens, um projecto que visa o apoio aos jovens vítimas de violência doméstica homofóbica.

Ultimamente, gravou a novela As Poderosas e a série Ministério do Tempo. Foi já assegurado para começar a gravar a segunda temporada desta última. Esteve em Moçambique, em Nampula, a fazer voluntariado com a Helpo: aulas de teatro a crianças.

Está de partida para mais uma aventura: um périplo pela China e Tibete. Vive actualmente no Rio de Janeiro, onde está a investir na sua formação, a apostar na sua internacionalização e com uma peça de teatro para avançar. Quisemos conversar com o actor e perceber melhor o seu gosto pelas viagens e por outras culturas.

1. O que faz um homem ser elegante?

A confiança.

2. Quais são as peças imprescindíveis no seu guarda-roupa?

No Inverno: umas botas confortáveis.

No Verão: umas havaianas.

3. Tem role models na elegância masculina? Figuras que o inspirem?

Não tenho o hábito de estar atento a role models que sejam consensuais, mas há figuras em que lhes reconheço a elegância, como o David Beckham,  Paulo Pires e David Gandy.

4. Segundo as palavras de Sophia de Mello Breyner, Viajar é olhar. Sabendo da sua paixão por viagens, o que mais fica delas? Quais as experiências mais marcantes?

Premeditado ou não, andei numa escola com o mesmo nome  da poetisa na minha adolescência. Das viagens que faço ficam as memórias, os cheiros, as cores e as pessoas. O meu ano passado foi avassalador nesse aspecto, e pude ter experiências distintas como: passar um dia com o irmão de Pablo Escobar,  viver com uma tribo indígena na Amazónia e dar aulas de teatro em Moçambique.

5. Qual o destino mais emocionante e porquê?

Escolho Brasil pela diversidade de experiências que já tive. Um país que me colocou em contacto com o poder avassalador da Natureza na Amazónia, a palpitação desenfreada de São Paulo e os desígnios poéticos do pôr-do-sol do Rio de Janeiro.