Filhos do Coração

A Associação “Filhos do Coração” vai realizar, entre 28 de Janeiro e 6 de Fevereiro, uma campanha de sensibilização e angariação de fundos em toda a rede de supermercados Pingo Doce, revertendo a totalidade da receita para a educação das crianças resgatadas da escravidão no Gana.

A contribuição dos portugueses para esta causa poderá ser materializada através da compra de vales de diferentes valores, disponibilizados nas caixas dos supermercados. Os vales equivalem à oferta de uma refeição (1 euro), material escolar (3 euros) ou vestuário (5 euros).

A dinamização da campanha “Resgate Sorrisos” estará a cargo de uma equipa de voluntários de todo o país que, nos supermercados Pingo Doce, alertarão os portugueses para a problemática da escravidão infantil, uma causa para a qual a Associação Filhos do Coração – dirigida pela jornalista da TVI, Alexandra Borges – tem vindo a dedicar a sua actividade desde 2009. Recorde-se, a este propósito, que, no Gana, há pais que vendem, por cerca de 20 euros, os seus filhos de 3 e 4 anos a pescadores locais, que as escravizam num trabalho extenuante e desumano, 14 horas por dia e sete dias por semana.

Esta realidade presenciada por Alexandra Borges há 10 anos inspirou a jornalista a dedicar parte da sua vida à Associação Filhos do Coração que hoje, em estreita colaboração com a ONGD americana Touch A Life Kids, financia um Centro de Acolhimento em Kumassi, no Gana, onde são garantidas a segurança, saúde e educação das 78 crianças que, até à data, foi possível  resgatar da realidade da escravidão infantil naquele país.