Desafios entre Chefs

Em Outubro deste ano, o chef Alexandre Silva realizou o primeiro jantar a quatro mãos, com Atsushi Tanaka. Para 2017, estão já apontadas no calendário várias chegadas ao LOCO  de cozinheiros do mundo inteiro. O primeiro é Daniel Burns, do Luksus, no dia 17 de Janeiro, num jantar para 22 pessoas.

O desafio deste jantar é que todos os pratos serão criados pelos dois chefs em conjunto, com produtos nacionais. Alexandre Silva quer também “desafiar o Daniel a adaptar alguns pratos de assinatura dele, usando ingredientes portugueses”. A partilha das técnicas, das referências e dos universos dos dois cozinheiros irá dar origem a pratos difíceis de antever, mas que serão sempre improváveis, únicos e exclusivos.

silva_burns

“Já sigo o percurso do Daniel há algum tempo, desde a altura do Noma  Ele tem uma visão sobre a gastronomia muito idêntica à que temos no LOCO, por isso decidi convidá-lo”, explica o anfitrião, que verá a sua cozinha novamente invadida.

Na escola, o pequeno Burns dava nas vistas pelas boas notas a matemática e filosofia. Decidiu que queria ser cozinheiro quando percebeu que dar aulas de matemática num liceu jamais seria o seu trabalho de sonho. Todavia, ainda hoje é matemático na cozinha. Rumou à Europa para estudar, aprender, absorver. Mais tarde, haveria de chegar ao Noma em Copenhaga, para estabelecer o seu próprio método de pastelaria. Acompanhou o crescimento do restaurante e a aparatosa subida até este se tornar um dos melhores do mundo.

De novo nos EUA, depois de experiências noutros restaurantes, Daniel abriu o Luksus em 2013, restaurante escandinavo, em Brooklin que, à semelhança do que aconteceu com o LOCO, ganhou a primeira Estrela Michelin com apenas alguns meses. O que lhe interessa mais é a partilha — de técnicas, conhecimentos, produto — e é nessa mesma corrente que chega à cozinha do LOCO.

O jantar inicia às 20h00, tem o valor de 180€ por pessoa e inclui bebidas e café. Sobre as bebidas, diz o chef do LOCO que “haverá vinhos, cerveja, sumos, um menu divertido e interactivo, que possa proporcionar ao cliente sabores diferentes do que estamos habituados.” A aproveitar a ligação de Daniel ao universo das cervejas artesanais, haverá ainda algumas feitas no LOCO, disponíveis durante o jantar. As últimas reservas podem ser feitas para o 213 951 861 ou para reservas@loco.pt.

Este é o primeiro de dez jantares em que Alexandre Silva convida chefs de todo o mundo a partilharem a sua cozinha e o laboratório que é o LOCO. Ao longo do ano, irão sendo reveladas as identidades dos chefs e as datas em que marcarão presença em Portugal.