Conselhos para um bom sono

Um dos propósitos de 2017 pode ser um melhor equilíbrio entre as horas de actividade diurna e o repouso nocturno. Um elemento destacado por todos os médicos e profissionais da saúde como essencial para uma vida positiva e saudável.

A nutricionista da WelleCo, a Dra. Simone Laubscher PhD partilha alguns dos seus conselhos para como conseguir uma boa noite de sono.

Limitar o tempo das sestas

Por mais cansado que estejas durante o dia, está provado cientificamente que fazer sestas durante o dia ajuda a agravar o estado de insónia à noite. Inclui alguma actividade física na tua rotina diária. Praticar desporto promove um melhor e mais profundo sono.

Junta um pouco de melatonina

Se viajas e lutas contra o jet-lag ou sofres diariamente de insónia, a ingestão de melatonina é uma grande ajuda, induzindo a um estado de relaxamento, ajudando a adormecer mais rapidamente. A melatonina não é uma droga nem uma substancia viciante, pelo que podes tomar 3mg antes de ires para a cama e outras 3mg quando acordas durante a noite.

Presta especial atenção ao que comes antes da hora de ir dormir

A ingestão excessiva de cafeina, açúcar, alimentos com alto índice de GI e bebidas alcoólicas vão estimular o corpo reduzindo assim a qualidade do sono. Experimenta tomar uma bebida rica em proteína de origem vegetal. O THE SUPER ELIXIR Nourishing Protein num copo de leite de amêndoa proporciona ao teu corpo a quantidade essencial de aminoácidos para o reparar e rejuvenescer, bem como faz aumentar o nível de triptofano promovendo uma sensação de calma.

“Esvazia a tua mente” antes de ires dormir

Escreve dois tópicos num pedaço de papel: “coisas que consigo mudar” e no outro lado “coisas que não consigo mudar”. Frequentemente perdemos horas de sono a pensar em coisas que não conseguimos controlar. Este é um exercício efectivo na ajuda a aliviar a tensão.

Introduz ervas que potenciem o sono

Eu descobri que a valeriana, a camomila e o lúpulo funcionam brilhantemente, ajudando a fazer um reset no nosso relógio interno fazendo com que tenhamos sono mais rapidamente e com que este dure por mais tempo. Estas ervas podem ser sob a forma de chá, sendo o caso do Sleep Welle Fortified Calming Tea, com propriedades especificas para relaxar.

Consegue a temperatura e o mood ideal

Um quarto que está demasiado quente ou demasiado frio irá afectar a qualidade do sono, portanto reserva um pouco de tempo para verificares bem a temperatura do teu quarto. Usar um spray orgânico de lavanda pode ajudar-te a adormecer.

Está confortável

Cada curvatura da coluna é única, afetando-te desde a base da tua nuca até ao teu cóccix. A cama onde tu dormes tem um impacto enorme na qualidade do teu sono, bem como na tua saúde e bem-estar.