Um tributo ao Campeonato do Mundo de Ralis.

Nada deixou tanto a comunidade dos ralis em alvoroço como o momento em que os monstruosos carros do Grupo B fizeram a sua estreia no Campeonato do Mundo da especialidade, em 1983.
Ao longo de três inesquecíveis anos, milhares de adeptos oriundos dos quatro cantos do planeta deixaram-se levar pela emoção das batalhas travadas entre os melhores pilotos do mundo e pelo drama, visual e sonoro, das extraordinárias viaturas que marcaram a competição — sentimentos que ainda hoje pautam o seu imaginário.


Um período mágico manchado em 1986 pela morte do finlandês Henri Toivonen no Rali da Córsega e pelo acidente no Rali de Portugal do piloto português Joaquim Santos, levando à decisão da Federação Internacional do Automobilismo (FIA) de interromper um dos capítulos mais bonitos do desporto.

Apresentando elegantes representações artísticas de ícones como o Peugeot 205 T16, o Lancia Delta S4, o Audi Quattro E2, o MG Metro 6R4 e o Ford RS200 que participaram no Campeonato Mundial de Ralis de 1986, Grupo B – 30 Anos é um objetco de colecção imperdível para todos os fãs que viveram ou sonharam com essa era da história do desporto, e uma bela homenagem ao período mais emocionante da competição, 30 anos depois do seu final trágico.

Grupo B — 30 Anos é uma obra de arte de edição limitada do Diretor de Arte e designer gráfico Ricardo Santos.

Trabalhando actualmente como freelancer, passou pelo Diário de Notícias, 24 horas e foi um dos fundadores do jornal i. Foi director de arte da revista Turbo e do jornal Autosport. O seu currículo inclui capas e ilustrações para revistas internacionais, como a norte-americana Racer ou a britânica Top Gear, e marcas globais como a Ferrari, a Nissan ou a Red Bull.
A paixão de Ricardo por automóveis e pelo desporto motorizado levou-o a criar ilustrações de carros de Fórmula 1 e de ralis dos anos 80 e 90, revestidos num estilo retro irresistível que nos lembra o motivo para gostarmos tanto de corridas.