Uma novidade mundial na relojoaria

O Relógio Aviador Timezoner Cronógrafo é uma obra brilhante da relojoaria: A IWC Schaffhausen é a única fabricante de relógios que oferece um relógio, em que pode ajustar conjuntamente a data e o ponteiro das 24 horas para um outro fuso horário com um único movimento rotativo.

Basta pressionar a luneta para baixo, rodar para o fuso horário desejado e voltar a soltar – e é tudo. Este movimento é transmitido de forma sincronizada para o ponteiro das horas e um ponteiro das 24 horas menor, que fornece continuamente informações sobre se é de dia ou de noite no fuso horário seleccionado.

Também a indicação da data é feita no momento certo, não interessando se se ajusta o relógio para a frente ou para trás e se o ponteiro das 24 horas passa da meia-noite. Por outro lado, o relógio e o movimento do ponteiro dos minutos não são afectados por esta operação, o que é vantajoso, pois o relógio exibe corretamente as horas, mesmo depois de se efetuarem testes de funcionamento repetidos.

Pressionar, rodar, soltar – mais fácil do que com o anel das cidades, o tempo universal não pode ser ajustado num relógio de pulso mecânico. Uma vez que é indicada apenas uma hora, não há confusões com as horas. Por exemplo, se quisermos saber se estamos a ligar a um parceiro de negócios em Tóquio ou na Cidade do México, durante o horário de expediente ou à noite, basta rodar a cidade correspondente brevemente para cima e novamente para baixo. O mesmo se aplica a pessoas que viajam de avião ou pilotos; sempre que mudarem de fuso horário poderão consultar a hora local – e depois mudar novamente para a hora de casa.

Além disso, o Relógio Aviador Timezoner Cronógrafo considera a questão do horário de verão. É frequentemente esquecido que os relógios não mudam simultaneamente por toda a parte no globo para o horário de verão. Existem nações que não fazem esta mudança de maneira alguma.

Alguns estados no Hemisfério Sul atrasam então os relógios apenas uma hora, quando são adiantados uma hora no Hemisfério Norte. Caso se queira consultar, num relógio de fusos horários tradicional, as horas no Rio de Janeiro, quase sempre estão erradas. Por isso, está no anel rotativo um pequeno “S” para o horário de verão, que marca aqueles nomes de cidades, que reconhecem o horário de verão – por exemplo, Londres ou Nova Iorque. A IWC Schaffhausen adquiriu uma patente para esta função de indicação.