Jornadas da Pronokal: Como manter o peso

Na passada semana, quinta-feira dia 17, a Pronokal, na sua sede em Lisboa, promoveu uma excelente jornada aberta para todos e todas que desejam saber mais sobre este método de adquirir uma alimentação saudável e assim, perder peso.

Tiveram vários momentos durante o dia mas o que mais nos chamou à atenção foi o workshop que se debruçava sobre manter o peso depois da fase da cetose (Chamada fase 1).

É algo bastante difícil pois, largamos os produtos proteicos e voltamos à ingestão dos alimentos normais mas com peso, conta e medida.

Deixaram-nos algumas regras básicas:

  1. Beber ao menos 2L de água/dia (água, chás, caldos). A água desempenha funções essenciais na nossa vida:
    – fundamental para os processos fisiológicos de digestão, absorção e excreção;
    – transporte de nutrientes para as células;
    – regula a temperatura corporal;
    – desempenha um papel importante no sistema circulatório.
  2. Fazer 5 refeições diárias para que não fiquemos muito tempo sem comer, que leva a uma ingestão exagerada quando formos  alimentar-nos.
  3. Tomar um pequeno  almoço completo (lácteos, proteínas, frutas, cereais).
  4. Moderar o consumo de sal (condimentos).
  5. Moderar o consumo de azeite, optar por gorduras saudáveis.
  6. Optar por métodos de cozinhar que requerem nenhuma ou pouca gordura (microondas, vapor, forno, grelha, wok).
  7. Consumir verduras diariamente : cruas ou cozidas.
  8. Consumir frutas de forma moderada e evitar sumos.
  9. Optar por alimentos com muito volume e pouco peso.
  10. Diferenciar quantidade e qualidade.

Até ao momento, a nossa experiência com este método da Pronokal tem sido muito positivo com algumas vitórias visíveis, perdemos 10 cm de perímetro abdominal e quase 12 quilos de peso. Como podemos ver nesta foto que tiramos num evento da Montblanc na Torres Joalheiros nesse mesmo dia.

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