Cocktais para as festas que se aproximam

Já estão à porta as festividades de Natal e Ano Novo que pedem espírito de alegria, gratidão e desejos. Para isso, para além da disposição psicológica para a consoada ou réveillon, necessitamos de receitas de cocktais para animar estes momentos.

Zé Maria Robertson e João Rodrigues são dois nomes a fixar no panorama da mixologia no nosso país. Vencedores nacionais da competição World Class, em 2015 e 2016 respectivamente, criaram agora duas receitas originais e fáceis de serem reproduzidas em casa que prometem surpreender amigos e familiares durante esta época festiva.

Zé Maria Robertson, do bar CINCO Lounge, em Lisboa, criou o cocktaill Haig Club Hot Buttered Christmas, uma bebida quente para ser apreciada em família.

– 50ml de whisky Haig Club
– 20 ml de xarope de baunilha
– 30ml de chá Lapsang Souchong – 20ml de sumo de limão
– 80ml de sumo de maçã
– 10 ml de sumo de gengibre
– 1 c. de sobremesa de manteiga

Preparação: Colocar todos os ingredientes numa panela pequena e levar ao lume, deixando ferver. De seguida passar com uma varinha mágica e servir numa caneca.

João Rodrigues, do Columbus Bar, em Faro, criou o cocktail Tanqueray N.o TEN Piebald Pink, uma leve mas sofisticada, ideal para jantar entre amigos.

– 5cl de gin Tanqueray N.o TEN
– 5cl de vinho Covela Rosé 2015
– 2cl de xarope de morango Monin

Preparação: Colocar todos os ingredientes num copo misturador, adicionar gelo e agitar. Colocar, através de um coador, num copo vintage de pé alto ou estilo martini. Decorar o copo com açúcar em pó e bagas de azevinho.