BR01 AIRSPEED by Bell & Ross

Da parceria com a Bell & Ross, na última Gentleman’s Hour recebemos um relógio da marca, parte de uma colecção especial. Directamente inspirada nos instrumentos dos cockpits dos aviões, a colecção icónica BR01 AVIATION responde a quatro princípios fundamentais: legibilidade, funcionalidade, precisão e fiabilidade.

Para ir mais longe na exploração dos instrumentos de navegação aérea, a Bell & Ross inova, ano após ano, com modelos inéditos e high-tech: Os BR01 COMPASS em 2010 e RADAR em 2011, propondo sempre um modo de leitura inédito, inspirado em instrumentos de voo.

Em 2012, a Bell & Ross introduz três novas versões: o BR01 HORIZON, o BR01 ALTIMETER e o BR 01 TURN COORDINATOR. O resultado: uma colecção de relógios exclusivos com visualização inovadora sem comprometer a legibilidade, prioridade absoluta no mundo profissional e para cada relógio Bell & Ross.

Em 2013, a Bell & Ross inclui na colecção AVIATION três novos instrumentos diretamente inspirados no cockpit dos aviões: o BR01 HEADING INDICATOR, o BR01 AIRSPEED com uma edição limitada a 999 unidades e o BR01 CLIMB, todos essenciais à pilotagem e à navegação.

O airspeed ou anemómetro é um indicador de velocidade. Permite medir a velocidade de um avião em relação ao ar em que se move e pilotar, de forma controlada, sem visibilidade.

Os designers da Bell & Ross utilizaram o grafismo do anemómetro, ou airspeed, criando, deste modo, uma visualização horária original e extremamente legível.

• Para dar maior ênfase à legibilidade e à semelhança do instrumento de origem, as graduações de horas, minutos e segundos estão dissociadas para destacar os minutos no grande mostrador, enquanto as horas são apresentadas no centro.

• As três cores presentes na ferramenta de origem para indicar valores mais ou menos críticos (verde, branco e amarelo) encontram-se igualmente no mostrador do relógio e indicam as zonas por quarto de hora.

• Os ponteiros e índices são revestidos por um material fotoluminescente branco e contrastam com o preto do mostrador, seguindo, deste modo, os princípios de legibilidade dos instrumentos de aviação profissionais.

• O acabamento em carbono preto mate anti-reflexos da caixa inspira-se na cor do painel de instrumentos, cuja função é facilitar a leitura dos mostradores, eliminando os reflexos.