Calçado com um toque de originalidade

Na nossa tradição de manufactura de calçado surge uma nova marca que se apresenta como 100% português e chega ao mercado com uma proposta de valor original: reinventar os modelos mais clássicos, icónicos e intemporais de calçado, tornando-os totalmente personalizáveis com novas cores e novos materiais.

DerbyMonkAnkle BootChelsea Boot Loafer são alguns dos modelos disponíveis para venda online no website e que podem ser totalmente personalizáveis, em minutos, graças ao avançado sistema 3D que permite escolher diferentes cores de pele, de tecido, de sola e de atacadores, para uma multiplicidade de opções adaptadas ao estilo de cada um.

“Estes modelos icónicos existem há mais de 100 e 200 anos e continuam intemporais. Pegámos no seu design simples e demos-lhe um twist de modernidade atribuindo-lhes novas cores e materiais improváveis, como o neoprene”, refere Joana Lemos, Designer & Founder da Freakloset, a nova marca.

“Fomos ainda mais longe na originalidade do nosso conceito e criámos um software 3D, simples e intuitivo, através do qual é possível personalizar quatro partes do sapato – pele, taloeira, atacadores e sola – para criar, em minutos, uma infinidade combinações e estilos”, acrescenta a responsável.

Para além da personalização, a Freakloset disponibiliza ainda uma coleção fixa que reúne uma série de combinações pré-definidas de acordo com as tendências da estação.

Produzidos em Portugal, os sapatos Freakloset são feitos à mão, um a um, recorrendo às melhores e mais inovadoras técnicas de confeção que, aliadas à experiência de mais de 60 anos da equipa de artesãos, garantem a qualidade e o conforto, desde a costura até à sola. Tudo isto é reforçado com a introdução de alguns dos mais luxuosos tecidos e peles do mercado.

“Com o evoluir da indústria de calçado, conquistámos a quantidade, mas perdemos alguma qualidade, rigor e atenção ao detalhe, bem como a opção de escolha e de personalização. A Freakloset surge, exatamente, para contrariar esta tendência”, refere Joana Lemos.

A Freakloset nasceu em Lisboa, em 2016, mas já está a conquistar o mercado internacional. Em fevereiro de 2017, desfila na London Fashion Week, em parceria com uma reconhecida marca londrina. Este é apenas o primeiro passo rumo à expansão da marca que tem por objectivo a internacionalização, já em 2017. “Tivemos a sorte de nascer num país com uma tradição histórica de produção de calçado e isso deve ser capitalizado pela nova geração que pode ‘abraçar’ esta herança e aportar design e inovação à qualidade que já nos é reconhecida mundialmente. Marcas como Josefinas e Fly London são exemplo disso mesmo”, acrescenta a responsável.

A ideia partiu da jovem empreendedora de 26 anos, Joana Lemos, formada em Gestão e Administração de Empresas (Universidade Católica, Lisboa), com mestrado em Marketing (ESADE, Barcelona) e em Design (Parsons School of Design, Nova Iorque e IAE, Lisboa). Incentivada pela vontade de criar um produto inédito, que se adaptasse a diferentes estilos e personalidades, Joana cria aquele que seria o primeiro esboço da Freakloset, fruto da sua tese de mestrado na ESADE.

Após uma rigorosa análise de mercado, decide avançar com a criação da marca em Portugal, tendo, desde então, trabalhado para encontrar os melhores materiais, o melhor processo de produção, os melhores fornecedores e o melhor design para garantir que apresentava um produto único, nacional, que primasse pela qualidade, detalhe, conforto e design.

Para completar a experiência de compra no canal online, a aquisição da coleção fixa e a encomenda dos modelos personalizados podem ser feitas, também, no showroom Freakloset, situado no n.º 72 da Rua do Passadiço, em Lisboa, junto à Avenida da Liberdade.