11 dicas para ser elegante rapidamente

11 dicas para ser elegante rapidamente

Podemos encarar como um jogo de pistas para melhorarmos a nossa aparência exterior e estarmos sempre prontos e elegantes para o que seja necessário. Na nossa vida pessoal e profissional.

1 – Saiba as suas medidas

O reconhecimento das verdadeiras medidas do nosso corpo é o principio da elegância física. Não interessa o que imaginamos mas o que é; medir o nosso corpo ajuda-nos a esta lição de realidade. E, para isso, pedir a ajuda de profissionais, seja nas lojas de roupa de homem como também alfaiates. Descobrir as nossas equivalências com as medidas standard da confecção de roupa. Dizer que isso não nos interessa é um statement pouco verdadeiro.

2- Tenha algumas peças feitas à medida

Vamos apostar em algumas peças-chave, um fato, uma camisa branca e uns sapatos. Não pode ser tudo de uma vez mas veremos a diferença que fará à nossa silhueta, investir em peças feitas para o nosso corpo.

3- Cuidar bem das peças que mais gostamos

Temos sempre aquelas peças de roupa que gostamos; peças oferecidas por alguém, que juntamos dinheiro para as puder comprar, ou porque simplesmente nos ficam bem e realçam o bom que existe em nós. E, a estas temos de apostar em cuidar delas: sejam sapatos, que vamos engraxar e tratar da pele e colocar enchimento quando os guardamos ou mesmo uma gravata que arrumamos estendida numa gaveta envolta em papel de seda por exemplo ou nas caixas onde veem da loja.

4- Encontrar um estilo simples

O que é um estilo simples, perguntam. Ora bem, é encontrar uma cor ou uma marca que vos agrade e apostar nela mas com detalhes simples. Um fato azul escuro com camisa branca e um lenço de bolso branco é um estilo simples mas que nos torna elegantes.

5- Apostar numa carteira

Cada vez mais entrou na linha de acessórios dos homens, o elemento carteira. Dizemos carteira pois mala é objecto de viagem. Tudo o resto para o dia-a-dia é carteira, pequena ou grande. Usar carteira, shopping bag ou o que seja impede sempre a questão de andar de mãos cheias com chaves, carteira pequena, cartões etc etc e muito menos enfiar tudo nos bolsos.

6 – Cuidar das suas peças de pele

Regularmente cuidar das suas peças de pele por poucas que sejam; cintos, carteiras, casacos ou sapatos. Quando se compram, podemos sempre perguntar se possuem materiais de limpeza. Uma pele bem hidratada mantém-se por muito tempo sem quebrar ou gretar.

7- Cuidar dos seus sapatos

Um gentleman vê-se pelo estado dos seus sapatos. Cuidar dos sapatos é um sinal da procura da elegância. E, mais ainda, preservar peças que muitas vezes são caras e estão em contacto com o solo. Uma dica que pode ajudar é andar com toalhetes de bebé para ir limpando os sapatos e ao mesmo tempo hidrata a pele. Não usar em casos de serem sapatos de camurça.

8- Cuidar da postura

A postura do corpo revela muitas vezes a sua disposição e motivação perante a vida. E, mais importante, pode causar vários problemas de saúde. Portanto, a correcção da postura das costas, quando estamos sentados e ao computador ajudará a encontrarmos uma imagem mais positiva e saudável. Uma má postura pode afectar a nossa imagem pessoal e maneira de como nos percepcionam.

9- Ter cuidado com as mãos e a barba

Não ter vergonha de ir a uma manicure, cada vez mais a imagem do homem é muito importante. Tendo em conta o mercado de trabalho, onde o prolongamento da esperança de vida também nos leva a querer parecer cada vez mais jovem perante colegas, patrões e clientes. Ter as mãos arranjadas já não é só de senhoras.

A barba, se optarmos por usar, tem, da mesma forma, ser cuidada. Seja o barbeiro ou para os mais ágeis em casa. Uma barba bem cuidada transforma um rosto e mostra aos demais a nossa atenção.

10- Encontrar o seu corte de cabelo

Primeira regra, descobrir um barbeiro ou cabeleireiro que nos inspire confiança para que possamos entregar esta tarefa nas suas mãos: o corte de cabelo que se ajuste ao nosso rosto.

11- Encontrar o seu perfume

Um detalhe que é muito importante para a nossa “assinatura pessoal” é a fragrância que nos determina. Aqui temos de ter em conta o nosso tipo de pele e a sensibilidade a certos elementos dos aromas. Se somos sensíveis a incensos ou a patchuli, etc mas isso também podemos confiar em alguns profissionais das lojas que nos podem auxiliar na procura.

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

11 dicas para ser elegante rapidamente

bookmark_border

mais em Fashion

O Gentleman's Journal renova-se

a redireccionar em 10 segundos