Uma parceria humanitária no Rio 2016

Uma parceria humanitária no Rio 2016

A OMEGA, Cronometrista Oficial dos Jogos Olímpicos, concluiu a sua bem-sucedida Contagem Decrescente Social com a Viva Rio, uma organização brasileira sem fins lucrativos. A parceria #OMEGAVIVARIO iniciou-se em agosto de 2015, com 12 acções sociais planeadas ao longo de 12 meses, cujo objectivo era apoiar a população mais jovem e desfavorecida na cidade anfitriã dos Jogos Olímpicos, o Rio de Janeiro.

O intuito foi substituir o tradicional relógio OMEGA com contagem decrescente de um ano até ao início dos Jogos Olímpicos por uma abordagem mais meritória que pudesse ajudar a reformar inúmeros centros educativos comunitários no Rio de Janeiro. Foi igualmente a oportunidade de a OMEGA deixar um legado duradouro mesmo após o final dos Jogos Olímpicos.

O primeiro projecto, lançado em agosto de 2015, teve como finalidade ajudar jovens mães em dificuldades e grávidas. Ao adquirir quase 200 novas ferramentas de desenvolvimento infantil e outros materiais para uma clínica de saúde especializada, a OMEGA e a Viva Rio foram capazes de ajudar a criar uma nova equipa multidisciplinar que anualmente irá beneficiar mais de 500 mães.

Renata Duarte, mãe pela primeira vez, afirmou então: “Tudo aquilo que for capaz de aprender aqui vai ser muito útil. Toda a informação é essencial para uma mulher que é mãe pela primeira vez. Sempre procurei informação na internet e agora posso perguntar diretamente a alguém que tem a informação que preciso.”

Desde esse seu primeiro projecto bem-sucedido, a Contagem Decrescente Social da OMEGA abrangeu uma vasta área da cidade e foi capaz de influenciar positivamente as vidas de muitas pessoas e comunidades.

Em janeiro de 2016, mais de 90 novos equipamentos desportivos foram adquiridos para a Academia de Futebol Pérolas Negras, uma jovem equipa de futebol de imigrantes. Além de contribuir com diverso material desportivo, este projecto foi capaz de conquistar o interesse mediático, com mais de uma hora de exposição na televisão brasileira e mais de 200 artigos online. O projecto foi um importante impulso para esta equipa durante um dos mais importantes torneios jovens do Brasil, a Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Jean Louis Anel, jovem médio de 19 anos desta equipa, afirmou: “A Copa São Paulo de Futebol foi o maior torneio em que participei. Adorei a forma como a nossa equipa foi bem-recebida pelo público e pela comunicação social, assim como o nível profissional que sentimos durante os jogos.”

E em fevereiro de 2016, a parceria ajudou a renovar e a equipar duas escolas municipais. O trabalho incluiu a renovação de um parque infantil e a remodelação de um laboratório de informática com novos computadores que vão beneficiar anualmente cerca de 1.000 estudantes do ensino primário e secundário.

Flávia da Silva, a mãe de um destes estudantes, afirmou: “Existem ainda muitas pessoas que não têm acesso à internet e que não podem fazer pesquisas ou os trabalhos de casa nos seus lares. Com esta parceria, a educação fica mais facilitada e o conhecimento dos estudantes vai melhorar.”

O Presidente e CEO da OMEGA, Raynald Aeschlimann, acompanhou com emoção e entusiasmo as realizações da parceria #OMEGAVIVARIO ao longo do ano. E afirma: “Sabíamos que esta seria uma parceria especial quando a iniciámos o ano passado. Mas ao olhar para os resultados hoje, estamos ainda mais orgulhosos do que alguma vez poderíamos ter imaginado. É fantástico saber que, para além do nosso papel de cronometragem, fomos capaz de estabelecer uma ligação forte com as pessoas da cidade anfitriã dos Jogos Olímpicos, e dar-lhes algo de volta de forma a poder dizer-lhes ‘obrigado’.”

Como a OMEGA sabe da sua longa história em relojoaria, o sucesso é o resultado da soma de muitas partes. Como tal, é particularmente apropriado que cada um destes projectos tenha tido um foco real em melhorias detalhadas e materiais que compõem uma história maior. Desde novos computadores até a novos equipamentos desportivos, cada acção tem vindo a fazer uma diferença valiosa.

O director executivo da Viva Rio, Rubem César Fernandes, acrescentou: “A Viva Rio está satisfeita e muito orgulhosa desta contagem decrescente social no Rio de Janeiro nos últimos 12 meses. Os projectos apoiados pela campanha chegaram a comunidades vulneráveis nas mais remotas regiões da cidade. O foco na edução, desde a gravidez, a primeira infância e até ao início da vida adulta, criou doze poderosos exemplos do espírito dos Jogos Olímpicos, cujas mensagens poderão ser ouvidas e vistas por muito tempo depois do evento terminar.” 

A OMEGA também apoiou a Contagem Progressiva Social através de uma campanha de social media, que encorajou os utilizadores a fazerem upload de uma imagem de um coração. Por cada upload de um coração, a OMEGA fez uma doação aos projectos da Viva Rio.

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Uma parceria humanitária no Rio 2016

bookmark_border

mais em Lifestyle

Um novo espaço na Comporta

a redireccionar em 10 segundos