Uma livraria singular em Lisboa

Uma livraria singular em Lisboa

No centro de Lisboa, abre uma livraria singular com uma seleção criteriosa dos livros mais importantes da história da literatura.

Letters Matters

Florentin Bosse, um “nómada profissional”, romeno de mascimento, com antepassados alemães e coração português, é o fundador e leitor principal da livraria Letters Matters, um espaço que é o resultado da escolha de mais de 500 leitores de todo o mundo que revelaram cada um a lista dos 10 livros que tiveram mais impacto na sua vida.

“ A livraria é o meu modo de reverter o irreversível”, diz Florentin Bosse. “Como estamos cada vez mais colados aos écrans, com dispersão de foco todos os 5 segundos, estamos a perder uma mais valia de vida e de muitas gerações que é parte da nossa herança cultural. Inspirei-me em Groucho Marx que disse: “Eu acho a televisão muito educativa. Cada vez que alguém a liga, vou para o outra divisão da casa e leio um livro.”

Mas a Letters Matters é mais do que um lugar onde se vendem livros importantes. É uma livraria com uma atmosfera especial, uma livraria emocional, um lugar inspirador e motivador, onde até a equipa de trabalho é encorajada e paga para ler nos seus momentos livres. É um espaço amplo, desenhado para acolher momentos musicais, exposições de arte, debates literários e workshops diversos. Graças ao seu Café, é possível desfrutar duma experiência cultural com um chá, um café, um lanche ou mesmo uma refeição ligeira com vinhos e queijos. É um lugar de encontro, de troca de ideias, de conversa e de comunhão de emoções entre pessoas apaixonadas por livros. É um espaço para deixar viver o emocional.

Florentin Bosse teve a ideia de criar este lugar de paz, harmonia, sabedoria e bem estar emocional durante a o seu auto-imposto exílio da sociedade – quando caminhou 3800 quilómetros, em peregrinação entre Berlim e Santiago de Compostela e depois até Fátima. “Regressei da minha jornada com um sentimento forte de que há, nas nossas comunidades, uma dolorosa procura para recuperar a autenticidade dos nossos valores e dos nossos objectivos”, diz o fundador da Letters Matters. “A minha intenção é, com a criação desta livraria, devolver às pessoas o prazer da leitura e a capacidade de sonhar com os olhos abertos. Como disse Oscar Wilde, “é o que se lê quando não se tem que o fazer, que determina o que se será quando não tens como o fazer”.

LETTERS MATTERS, Rua Rodrigo da Fonseca, 21, Lisboa

Telefone 211 987 896 – 910 148 128

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Uma livraria singular em Lisboa

bookmark_border

mais em Culture

Verão mais fresco com vinhos da Covela

a redireccionar em 10 segundos