“Preparem-se Para o Fim do Mundo…”

“Preparem-se Para o Fim do Mundo…”

… porque a Volkswagen  tem um motor turbo de três cilindros com mil centímetros cúbicos de cilindrada!

Como é que isto foi acontecer?! Em que altura da vida esta gente decidiu que era razoável parar de existir? Quem foi o inteligente que, numa reunião, pegou numa motoserra e disse “e que tal enfiar isto num carro”? Pior! Quem foi a pessoa que desistiu do amor e de tudo o que é bom e respondeu “olha!”.

É certo que conseguem extrair 115 cavalos de um motor que equipa nada mais nada menos que o up!, o carro mais pequeno e prêt-à-porter da gama VW, mas a verdade é que funciona; e isso é que me deixa incomodado!

Se o carro se revelasse um imenso flop – coisa que, acreditem, eu queria muito – esta indignação toda era válida e irrefutável. Sendo assim, é apenas despropositada e infantil mas eu é que estou a escrever por isso eu é que sei.

A VW anuncia consumos similares ao modelo com o motor a gasóleo com o mesmo nível de potência, o 1.6 Bluemotion. No caso deste 1.0 TSI, os valores do consumo combinado anunciado são 4.3 litros aos 100. Já se sabe que os valores oficiais das marcas são meramente ilustrativos e servem para mostrar o quão facilmente nós somos enganados na hora de decidir comprar um carro mas, neste caso, não assustam.

Embora a VW nos tenha habituado a consumos muito correctos, qualquer motor com o tamanho de um pacote de aperitivos secos – dos pequenos! – vai consumir um pouco quando tem que mover um carro com 1,2 toneladas. Vale-lhe o turbo, que permite uma maior agilidade quando necessário. Não é um desportivo – nem de longe – mas se o deixarem ganhar rotação vai revelar-se espevitado quanto baste para quando é preciso acelerar. O problema é exactamente esse: precisa de ganhar rotação.

É um motor com muito pouca cilindrada e, como tal, apesar de ter uma boa relação potência/litro não tem a força necessária para ser usado em baixas rotações. Vai andar sempre com ele em segunda e terceira velocidades.

Ainda assim, é bastante bom para uma motosse…, perdão, um carro.

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

“Preparem-se Para o Fim do Mundo…”

bookmark_border

mais em Lifestyle

Design Nacional

a redireccionar em 10 segundos