V9 as novas Guzzi

Ninguém nega a vertente gentleman de um estilo motard, com o sentido de aventura e camaradagem entre pares. Fomos conhecer as novas motos da Guzzi, as V9.

As custom não são novidade nos quase 100 anos da Moto Guzzi. Com efeito, este segmento inclui alguns dos modelos mais famosos e acarinhados de Mandello Del Lario, entre os quais se destaca a Califórnia. Na esteira da tradição e do sucesso deste modelo de 1971, a Moto Guzzi construiu motos de médio porte, que iam ao encontro das necessidades de um crescente número de motociclistas. Entre estas, avultam a V35 Custom de 1979, substituída posteriormente pela V50 e depois pela V65 Florida, e a famosa Nevada, lançada em 1989, com base na V75 de 1985. A história desenrola-se ainda até 2007, com a clássica Bellagio.

São três os pontos fundamentais que, no contexto da tradição motociclística, são comuns a estas Moto Guzzi:
– o design, que no âmbito da configuração única destes motores desempenha um papel estilístico decisivo, sempre alvo de atenção

– o lendário bicilindrico em V transversal, apresentado em 1967

– o prazer de condução, que deriva da experiência da Moto Guzzi
E é essa mesma tradição motociclística que inspira agora estas duas novas Moto Guzzi: a V9 Roamer é uma custom intuitiva, com linhas clássicas, pormenores vanguardistas e acabamentos excepcionais e a V9 Bobber tem uma alma diferente, expressa num estilo único e numa condução divertida.

Com referências explícitas ao estilo e à tecnologia da Moto Guzzi ao longo da sua história, as V9 só podiam ser belas, divertidas e seguras. Em especial, a Moto Guzzi centrou os esforços de desenvolvimento na definição de um design que destacasse as formas do novo bicilindrico de 850cc e dos componentes presentes na c e na V9 Bobber. De facto, basta um breve olhar para se perceber a utilização de materiais de alta qualidade, como aço e alumínio. O depósito de combustível, uma das particularidades mais marcantes da V9, é acabado com uma fina camada de verniz incolor, que realça e protege a pintura. Por seu turno, os painéis laterais, tampa do depósito de combustível e manetes são feitos em alumínio, bem como outros elementos dispersos pela moto. O trabalho de soldadura do novo quadro, bem como a qualidade da respetiva pintura, demonstram o cuidado dos acabamentos, e combinam com os detalhes estilísticos do novo motor bicilindrico transversal a 90°.

V9 Roamer: a custom cosmopolita da Moto Guzzi

A versatilidade sempre foi um factor de sucesso das custom da Moto Guzzi. Os entusiastas da marca de Mandello del Lario conduzem tanto a grande Califórnia como a pequena Nevada não apenas nas ruas das cidades, como também em grandes viagens.

A nova V9 Roamer também herda esta característica, sendo fácil, conveniente e divertida de conduzir, afirmando-se, por isso, como a custom dedicada aos cidadãos cosmopolitas do mundo. O seu design foi desenvolvido pelo Centro Stile Piaggio Group, em parceria com o Piaggio Advanced Design Center, situado em Pasadena, Califórnia, o atual centro de onde emergem as tendências estilísticas das duas rodas. A V9 Roamer tornou-se, assim, numa soberba combinação entre um estilo clássico e acabamentos varguardistas, onde se destaca a arquitetura do novo bicilindrico de 850cc, mas não serão de somenos importância os cuidados atribuídos à pintura, ao acabamento das jantes e ao design do mostrador multifunções digital. Já no campo do conforto a bordo, merece referência o assento, decorado com o logo Moto Guzzi costurado em linha cinzenta e com uma altura ao solo de apenas 785 mm, que combina com o posicionamento do guiador cromado e das peseiras. E é esta triangulação entre estes elementos que confere a esta moto um elevado nível de conforto, seja em manobras a baixa velocidade, seja em longas viagens.

Mas a V9 também perpetua a tradição Moto Guzzi de construir veículos com peso reduzido. Se a V7 II e a Califórnia 1400 estão entre as mais leves dos seus segmentos, os 199 kg da V9 são um verdadeiro recorde na sua classe. Este nível de peso, combinado com a fantástica agilidade na condução e o generoso binário do novo bicilindrico, são argumentos que se traduzem em despreocupação e num prazer de condução único.

V9 Bobber: o novo segmento criado pela Moto Guzzi

A V9 Bobber evoca conceitos nobres, como a simplicidade das formas, a pureza do design e a desportividade. É uma moto desportiva da Moto Guzzi, que efectivamente inaugura o segmento Bobber de média cilindrada, onde, actualmente, é a única representante. O estilo Bobber nasceu nos Estados Unidos da América, após a Segunda Guerra Mundial, pela mão de pilotos apaixonados, e caracterizava-se pela eliminação de todos os elementos que fossem considerados supérfluos para as corridas em terra. Para competir nessas condições, eram utilizados pneus de grandes dimensões, que garantiam elevada aderência. De acordo com este estilo, a V9 Bobber abandona os cromados e os elementos brilhantes e exibe um clássico estilo mate.

É este estilo que acompanha o depósito de combustível e os painéis laterais, sendo as únicas concessões as referências gráficas a amarelo ou a vermelho, e que se estende também aos escapes e aos pára-lamas em metal. Este último, dianteiro, foi cuidadosamente encurtado, de forma a evidenciar a compacta unidade óptica.

As jantes, em preto opaco, ambas de 16 polegadas, são finamente decoradas com o logo Moto Guzzi em cinzento, e montam pneus de dimensões generosas (130/90 à frente e 150/80 atrás). Com este estilo característico e marcante, a moto exibe uma fantástica combinação entre prazer de condução e maneabilidade.

A V9 Bobber difere da V9 Roamer também na posição de condução, mais desportiva, em face do guiador drag pintado em preto fosco. A distância do assento ao solo é de apenas 770 mm, e se a este facto se adicionar o peso excecionalmente baixo, de apenas 199 kg, é fácil imaginar o nível de conforto e o prazer de condução que a V9 Bobber oferece.

A V9 Roamer encontra-se disponível em três variantes de cores, todas em acabamento brilhante: Branco Clássico com gráficos vermelhos, Amarelo Solar com gráficos pretos e Vermelho Rubi com detalhes em branco.

A V9 Bobber encontra-se disponível em duas variantes de cores, ambas em acabamento mate: Preto Maciço com gráficos amarelos e Cinzento Sport com detalhes em vermelho.