A singularidade de um vinho português

A singularidade de um vinho português
Singular_2015

Foi no restaurante De Castro que tivemos contacto com a sociedade de vinhos A&D Wines e precisamente com a sua novidade, o singular.

Com uma tradição familiar de várias gerações na exploração agrícola na região de Baião, Alexandre Gomes recebeu em herança uma ligação à terra, às gentes e às actividades do campo que desde cedo o fascinam.

Em 1991 iniciou o plantio de uma vinha nova com cerca de 5 hectares distribuídos por várias parcelas, Quintal, Tapadinha, Padronelo, Sarrabalde, Bogalhão e Varzea onde foram enxertadas vides das castas autóctones da região, avesso, arinto e alvarinho.

Com uma vinha já adulta e empenhados em dar a conhecer a qualidade dos vinhos produzidos, Alexandre e Dialina, sua esposa, constituem em 2005 a sociedade A&D Wines e projectam investimentos, quer na viticultura quer na criação de infraestruturas para a produção de vinhos de qualidade.

A A&D Wines revela uma personalidade própria pela inovação introduzida ao nível da combinação de castas da região dos Vinhos Verdes e fora dela, produzindo vinhos diferentes e únicos onde as características das castas autóctones são potenciadas.

Esta atitude de permanente inovação, um enorme respeito pela natureza e um extremo cuidado na adega, protegendo sempre o que de melhor a natureza nos oferece, mereceu o reconhecimento em competições internacionais ao longo dos últimos anos.

Em 2014 e 2015 dão início à sua presença em mercados extra-comunitários, nomeadamente, o Canadá, EUA e Brasil.

A A&D Wines está localizada em Baião, sub região dos Vinhos Verdes localizada na transição entre o Douro e a região dos Vinhos Verdes, Os vinhos aqui produzidos são complexos, aromáticos e têm uma boa evolução ao longo dos anos. Avesso é a casta mais característica e diferenciadora desta sub região.

O vinho Singular é a novidade desta casa, e foi-nos apresentado como um vinho de refeição e com capacidade de ser bebido com algumas carnes como frango, outras aves e carnes vermelhas pouco complexas. Para além dos mariscos. Sem dúvida, uma meta no trabalho do enólogo da casa. O Singular é um vinho composto exclusivamente pelo Enólogo, com várias castas, e pretende representar o melhor de cada ano. Por isso, o blend será diferente todos os anos.

Título alcoométrico 13,5%

Acidez total 6,5

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

A singularidade de um vinho português

bookmark_border

mais em Lifestyle

João Figueiredo na Vintage-Department

a redireccionar em 10 segundos