La vera pasta em Lisboa

Pode não ser o restaurante italiano normal que estamos habituado principalmente por não haver pizzas mas também os pratos que podemos provar tem a particularidade da zona donde os cozinheiros são originários. Por exemplo, a focaccia que experimentámos tinha a consistência da tradição da zona da Ligúria.

Portanto quem entrar neste restaurante saiba que vai encontrar algo diferente do normal. Para além disso, o La Pasta Fresca é o primeiro pastificio artesanal, genuinamente italiano, em Lisboa. É o primeiro restaurante focado na produção artesanal de pasta fresca, no seu genuíno conceito italiano. Da carta ao espaço tudo foi meticulosamente pensado e desenvolvido para trazer um pouco de Itália até Lisboa. A garantia é oferecer comida italiana fresca e saudável, cozinhada e servida como fariam em Itália.

O projecto nasce através de Stefania Raiola e Giuseppe Godono, um casal italiano que trocou a experiência na área da engenharia pela paixão pela gastronomia. Surge o La Pasta Fresca, o primeiro restaurante em Lisboa que eleva a verdadeira cultura culinária italiana. A carta é sobretudo composta por pratos de pasta fresca, apresentados na sua receita original, específicas de diferentes regiões italianas.

Em termos técnicos, o conceito La Pasta Fresca também se distingue uma vez que, além de produzir artesanalmente “in loco” a pasta fresca, processo visível através da ampla janela da cozinha, esta é vendida ao peso. O carácter inovador da oferta torna-se ainda mais evidente no binómio venda/restauração, dois negócios que se completam e se enaltecem reciprocamente: a restauração é um elemento distintivo da venda e a venda de produtos artesanais é um elemento distintivo da restauração (in e take-away).

Os artesãos são italianos e utilizam tecnologias italianas que respeitam as mais antigas tradições da actividade de “Pastificio”, bastante apreciadas a nível internacional.

Restauração italiana (In e Take Away) – preparação no momento da pasta fresca artesanal (in e take-away).

Pasta Station – local onde são finalizados os pratos de pasta para consumo no restaurante ou take-away.

Venda ao Retalhopasta fresca, molhos típicos e produtos da tradição gastronómica italiana – produzidos de forma artesanal; assim como especialidades italianas produzidas em Itália e importadas em Portugal pela La Pasta Fresca.

No La Pasta Fresca a produção pode ser personalizada a pedido do cliente, uma das vantagens de ter uma produção tão articulada. Em ocasiões especiais, como festas ou celebrações pessoais, os clientes podem solicitar a produção de certas quantidades de pasta com recheios ou aromas diferentes dos disponíveis na loja.

A maquinaria utiliza tecnologia italiana avançada. Tem capacidade de produção de vários tipos de pasta fresca, até 216kg/dia. Assim, e como um verdadeiro Pastificio italiano, o restaurante oferece diversidade e qualidade, respeitando a tradição gastronómica italiana.

Desta forma, o La Pasta Fresca apresenta uma ementa vasta e diversificada. Na parte das pastas, podemos encontrar a carta dividida em: ravioli (massa com vários tipos de recheio),  os spaghettis (carbonara, all’amatriciana, ao focu, gamberi al mojito, entre outros) as tagliatelle (bolonhesa e molho de cogumelos) ou as casarecce com os vários tipos de pesto.

Apesar da pasta ser o elemento principal, a ementa prevê outras especialidades italianas, tais como focaccia, burratina (queijo pugliese fresco e cremoso), carpaccio de carne, saladas, lombo de novilho com molho gorgonzola ou com molho de cogumelos.

Para terminar a refeição, estão garantidos os verdadeiros doces italianos. Do tradicional Tiramisù ou Panna Cotta ao Cannoli, Pastiera, Cassata entre outras opções. A surpresa serão mesmo os semifrios/cheesecakes importados diretamente da Sicília, Itália.

O La Pasta Fresca é também um local ideal para um aperitivo ao fim do dia. A acompanhar um “Spritz”, bebida típica italiana, todos os dias há uma variedade de focaccia.

De tudo o experimentado temos de realçar a focaccia, o caciucco de lulas e como sobremesa os cannoli de Sicília.

O La Pasta Fresca tem ainda produtos de prateleira com marca La Pasta Fresca, importados directamente de Itália.  Molhos de produção artesanal de acordo com as receitas tradicionais,  dos mais famosos à base de tomate, Ragú ou Pesto aos mais originais (molhos com nozes, alcachofras, entre outros). Estão ainda disponíveis produtos típicos como atum vermelho de Sicília em azeite extra virgem, tomates secos de Pachino, Bottarga de atum, creme doce e salgada de pistacho de Bronte, confecções de pasta seca italiana de produção limitada.

A carta de vinhos é também diversificada, com várias referências de produtores italianos, de norte a sul do país, e nacionais.

Endereço: Avenida 5 de Outubro 186, Lisboa
Telemóvel: 21 796 0997