Gastronomia no feminino

SangueNaGuelra

Ana, Chloé, Antonia.

Este ano o Sangue na Guelra traz para o palco principal três cozinheiras de topo, cada uma com um estilo próprio, mas todas elas muitíssimo talentosas. Por isso mesmo foi criada uma noite extra, 100% no feminino – a noite Girls n’Guts. Mulheres com garra, ousadas, inspiradoras, criativas. É o grande destaque da 4ª Edição do Sangue na Guelra, que chega nos próximos dias 22, 23 e 24 de Maio!

O Sangue na Guelra | Blood n’Guts regressa com o seu conceito vencedor: peixe e marisco da costa portuguesa, chefs e head-chefs de restaurantes de renome mundial, produtos locais, histórias exclusivas, inovação e experimentação.

Outra novidade é a entrada da LUSO com Gás no Sangue na Guelra, como Patrocinador Oficial. Uma marca portuguesa, de memória e afectos, e uma referência nacional.

Mas existem muitas outras histórias incríveis para partilhar, que serão desvendadas nos próximos dias.  Uma delas é a criação da linha de pratos Sangue na Guelra, em exclusivo no festival – um desafio lançado aos alunos do último ano do Curso de Design da Escola Superior de Educação de Lisboa em parceria com a EVOL e a AMASSO. Estejam atentos!

Conhecimentopartilhainovação, são palavras-chave do léxico. Depois de em 2015 o chef japonês Tomoaki Kanasawa executar, pela primeira vez ao vivo em Portugal, a morte pensada do peixe, mais conhecida por ikejime, na noite de arranque do festival o mestre vai mostrar-nos a maturação calculada do peixe… Mais uma acção inédita e exclusiva para o Sangue na Guelra.

Quanto ao programa, com a paixão e o atrevimento traz-nos algumas das maiores revelações da gastronomia mundial. O Sangue assume-se como um lugar de experimentação, de novas tendências e criatividade.

A 4ª edição do Sangue na Guelra decorrerá, como já é habitual, no restaurante 1300 Taberna, do chef Nuno Barros – nos dias 22 e 23 de Maio -, enquanto que a noite Girls n’Guts, a 24 de Maio, terá lugar no Cais da Pedra, do chef Henrique Sá Pessoa.

Programa
Dia 22 Maio – 1300 Taberna
19h30 – Cocktail
Alberto Montes, Atrio, 2 ** Michelin, Espanha
James Lowe, Lyle´s, 1* Michelin, Inglaterra
Alisdair Brooke Taylor, In De Wulf, 1* Michelin, Bélgica
Chef de Pastelaria – Diogo Lopes, Penha Longa, Portugal
 
Dia 23 Maio – 1300 Taberna
19h30 – Cocktail
João Viegas, São Gabriel, 1* Michelin, Portugal
Mathieu Rostaing Tayard, Café Sillon, Lyon, França
Riccardo Camanini, Lido 84, 1* Michelin, Itália
Chef de Pastelaria  – Telmo Moutinho, Alma, Portugal

Dia 24 Maio – Cais da Pedra
Noite Extra Girls n’Guts
19h30 – Cocktail
Antonia Klugmann, L´Argine a Vencò, 1* Michelin, Itália
Chloé Charles, Fulgurances, França
Ana Ros, Hisa Franko, Eslovénia
Chef de Pastelaria – Maria João M., Confeitaria D´Alvor, Portugal